Em entrevista ao podcaster da Thiel Capital, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, declarou que a Ethereum Foundation vendeu 70 mil ETH no valor mais alto de todos os tempos. Na época, a Ethereum chegou a valer mais de 1,4 mil dólares. Portanto, se sua fundação vendeu os tokens declarados por Buterin, é estimado que tenham conseguido cerca de 100 mil dólares.
Durante o programa, Buterin afirmou a Eric Weinstein: “Consegui que a Ethereum Foundation vendesse 70.000 ETH basicamente no seu maior valor de todos os tempos, […] isso foi uma boa decisão que teve muito impacto”. De fato, o próprio fundador da moeda vendeu seus ETH no final de 2017, pouco antes da cripto chegar aos 1,4 mil dólares, porém, essa informação não foi abordada durante sua entrevista.
Além disso, a Ethereum Foundation faturou cerca de 1,5 milhão com a venda de ETH nos últimos meses, além de interromperem o financiamento de algumas de suas equipes de desenvolvimento, algo que foi mal visto pela comunidade. Porém, Buterin afirmou que tudo isso não ocorreu por estarem sem fundos, mas por questões de política da empresa, que querem que não haja discriminação entre suas equipes internas e externas, e por esse motivo todas as equipes terão que se inscreverem por meio de concessões para voltarem ao programa de financiamento de desenvolvimento.
No entanto, essa não é a primeira vez que um grande nome por trás de uma criptomoeda vende seus ativos. Charlie Lee, criador do Litecoin, já havia feito algo semelhante. Na época, Lee afirmou que a decisão de se livrar de todos seus Litecoins se dava ao conflito de interesses entre possuir boa parte de seu ativo pessoal em Litecoin e twittar sobre a criptomoeda. Para que seus tweets sobre a moeda não fossem vistos como uma maneira de tentar aumentar seu enriquecimento pessoal, Lee tomou a drástica iniciativa de não possuir nenhuma Litecoin.
Quanto a Ethereum, a criptomoeda se encontra sendo negociada bem abaixo dos 1,4 mil dólares registrados em janeiro de 2018. Atualmente, a moeda é negociada a 143,24. Mas ainda assim, a Ethereum é hoje a principal blockchain para desenvolvimento de novos dApps, contratos inteligentes, outras altcoins e novos produtos.