Em meio a crise econômica mundial causada pelo surto de COVID-19, o interesse por Bitcoin vem aumentando significativamente, segundo um relatório da Shenliancaijing. De fato, as buscas pelo termo “Bitcoin” cresceram 183% conforme dados da Baidu Data Index, o equivalente do Google Trends da plataforma de buscas chinesa.
Além disso, no Google Trends, as pesquisas pelo termo “Bitcoin” também cresceram nos últimos dias. Inclusive, no último dia 13, o termo alcançou o ápice dos últimos tempos, com países como Nigéria, Áustria e Suíça liderando as pesquisas.
Entretanto, assim como seu valor de mercado, o interesse pelo termo apresenta alta volatilidade. Contudo, em geral o interesse na pesquisa tende a seguir o valor de mercado da criptomoeda, ou seja, quanto mais alto o valor do Bitcoin, maior o interesse registrado em plataformas como o Google Trends.
Porém, neste caso, os investidores estão apresentando uma tendência inversa. Dado a recente desvalorização do Bitcoin, investidores em todo o mundo estão pensando na melhor forma de explorá-la, tendo a oportunidade de comprar a criptomoeda com o menor valor de meses.
Contudo, ao contrário de como costuma acontecer, desta vez o Bitcoin parece não estar abrindo caminho para as altcoins. Dados do Google Trends mostram que enquanto a principal criptomoeda apresenta grandes picos de interesse, as principais altcoins não se comportam da mesma maneira. Pesquisas pelo termo Ethereum ou Ripple não apresentaram variação nos últimos dias.