A exchange com sede em Cingapura, Huobi, anunciou, ontem (30), o lançamento de seu novo produto derivativo, os swaps perpétuos de Bitcoin, que permitem aos usuários proteger seus ativos contra os riscos das condições voláteis do mercado, criando oportunidades de arbitragem alavancadas que podem chegar até 125 vezes.
A Huobi já oferecia produtos derivativos em sua plataforma, como futuros de Bitcoin com vencimento de contrato semanal, quinzenal e trimestral. Contudo, o novo produto da exchange oferece aos usuários exposição às criptomoedas sem realmente possuí-las.
Semelhantemente a um contrato futuro, os swaps perpétuos imitam o preço à vista da criptomoeda, entretanto, não possui data de vencimento ou liquidação. Geralmente, as plataformas realizam os pagamentos entre compradores e vendedores a cada 8 horas.
Segundo Ciara Sun, vice-presidente do Grupo Huobi, a pandemia de COVID-19 está tendo um grande impacto no ecossistema financeiro, porém, a volatilidade trazida por ela é uma parte muito normal do ciclo do mercado. Assim, “os swaps perpétuos fornecem aos traders outra ferramenta em seu arsenal para capitalizar os movimentos do mercado para criar arbitragem”, explicou Sun.
Apesar de não ser um produto realmente novo no mercado cripto, o swap perpétuo da Huobi suporta alavancagem de até 125 vezes, como na Binance. Enquanto isso, outras exchanges como BitMex e da OKEx oferecem em seus produtos alavancagem máxima de 100 vezes.
Recentemente, a Binance anunciou o cancelamento de sua lista de tokens alavancados por FTX e seus pares correspondentes. Segundo a exchange, os usuário apresentaram problemas em entender como esses tokens funcionam, se tornando assim, esse o principal motivo da remoção.