A stablecoin mais usada no mercado de criptomoedas, Tether, agora tem US $ 10 bilhões em suas moedas USDT circulando no mercado, de acordo com dados do Messari.
Essa avaliação de US $ 10 bilhões coloca a moeda, junto com Bitcoin e Ethereum, como uma das três criptomoedas com um valor de mercado de 10 dígitos.
Além disso, o Tether é líder de mercado no domínio das stablecoins. A concorrente mais próxima do Tether, o USDC emitido pela Coinbase, está bem atrás da líder do mercado, com seu valor de mercado de US $ 927 milhões.
A discrepância entre a base monetária do Tether e a de seus concorrentes pode ser explicada pelo nicho de mercado específico da moeda. Diferentemente das stablecoins TUSD, USDC e PAX, o USDT opera com verificações KYC mínimas ou inexistentes, por isso atende clientes sem conformidade legal que, de outra forma, não poderiam acessar alternativas.
Tether na China
O principal fator para o USDT, por exemplo, vem em grande parte da China, onde as chamadas mesas de balcão (OTC) e outros serviços de corretagem vendem Tether a investidores chineses que não teriam outra maneira de comprar Bitcoin. (O governo chinês proibiu efetivamente a negociação de Bitcoin contra o yuan chinês. Portanto, a utilidade do USDT é exclusiva para as stablecoins, pois pode atender às populações, caso contrário, feche o mercado de criptomoedas.)
Mas, à medida que a emissão do USDT aumenta, é importante observar que este último lote não significa necessariamente que as pessoas estão comprando Bitcoin com ele. Eles também poderiam estar usando o Tether como hedge de negociação, estacionando fundos no stablecoin para evitar a volatilidade do Bitcoin.