Hester Pierce, Comissária da Comissão de Valores Mobiliários, também conhecida como “Crypto Mom”, afirmou recentemente que a SEC cometeu um erro ao tomar medidas que levaram ao encerramento do Telegram Open Network (TON).
De fato, desde outubro passado, a SEC vinha travando uma batalha judicial contra o Telegram. O processo judicial se deve devido a uma ICO realizada pelo Telegram em 2018, que levantou US$ 1,7 bilhão. Segundo a autarquia, a ICO constitui uma oferta pública de títulos não registrados, o que por sua vez é ilegal.
A batalha recentemente chegou ao fim, forçando a empresa abandonar o projeto TON. Além disso, o Telegram foi obrigado a devolver US$ 1,2 bilhão a seus investidores.
Contudo, durante a Singapore Blockchain Week, Pierce manifestou-se contra as medidas adotadas pela SEC, destacando que suas opiniões pessoais não representam a autarquia. Além disso, a Crypto Mom classificou como insatisfatório tanto a execução quanto o resultado de todo o processo.
Segundo a Comissária, o acordo do mês passado com o Telegram foi “o culminar insatisfatório de uma ação de execução que eu não apoiei desde o início”. Assim, “o acordo produziu um resultado insatisfatório – o abandono do projeto”, comentou Pierce.
Pierce por fim concluiu que “o Telegram construiu uma rede operacional, fez esforços de boa fé para cumprir as leis federais de valores mobiliários na captação de recursos para construir essa rede, e se envolveu extensivamente com a equipe da SEC.”