Na última sexta-feira, o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, se reuniu com representantes do Facebook e do WhatsApp. De acordo com a agenda oficial do presidente, a pauta da reunião será para discutir “assuntos institucionais”. Contudo, outros temas podem ter sido abordados, como o serviço de pagamentos digitais do WhatsApp, o WhatsApp Pay.
Por parte da autarquia também participam João Manoel Pinho de Mello, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução e Otavio Damaso, Diretor de Regulação. Vale lembrar que ambos os diretores já participaram de outras reuniões com representantes da rede social.
Enquanto isso, por parte do Facebook e do WhatsApp, participaram Matthew Idema, Diretor de Operações do WhatsApp Global; Will Cathcart, Chefe do WhatsApp eRicardo Augusto Nardim Fornari, Diretor de Produto do WhatsApp. Além deles, outros consultores e diretores das empresas também participaram.
De fato, a reunião pode ter se aprofundado sobre propostas de regularização do WhatsApp Pay. Anteriormente, o BC havia suspendido o serviço de pagamento eletrônico da rede social em todo o Brasil. Segundo João Manoel Pinho, Diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do Banco Central, o órgão suspendeu o serviço como medida cautelar.
Contudo, posteriormente a autarquia autorizou a Visa a realizar testes no sistema de pagamentos do WhatsApp. Entretanto, os testes devem ser conduzidos para um número limitado de usuários, seguindo uma série de regras previamente estipulados. “No caso da Visa, […], o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados”.