Uma recente pesquisa realizada pela plataforma Capterra, revelou que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), confiam mais em fintechs do segmento do que em grandes bancos tradicionais. Publicado inicialmente pela Valor Investe, nesta terça-feira (11), a pesquisa buscou entender o cenário das startups fintechs no Brasil.
Para isso, a Capterra entrevistou 349 gerentes responsáveis pelas áreas financeira e de contabilidade em diversas empresas. Assim, a pesquisa obteve um resultado surpreendente. De fato, 71% das PMEs que consomem os serviços das fintechs apresentaram nível de confiança alto (55%) ou muito alto (16%).
Enquanto isso, as PMEs aparentam não confiar tanto assim nos bancos tradicionais. Assim, as pequenas e médias empresas que apresentam nível de confiança alto representam apenas 28%, enquanto as que apresentam um nível de confiança muito alto é de apenas 4%.
Além disso, segundo a pesquisa, as PMEs costumam contratar as fintechs focadas em pagamento (60%) e em gestão financeira (61%). Contudo, 51% dos entrevistados afirmaram que usam os serviços de fintechs em uma ou mais áreas em suas rotinas de negócios.
Outro dado significativo revelado pela pesquisa é em relação ao nível de satisfação dos clientes. Assim, 57% das empresas alegaram estar satisfeitos com os serviços prestados pelas fintechs, enquanto 18% disseram estar muito satisfeitos. No entanto, esse número é relativamente menor com empresas que fazem uso de serviços de agências bancárias tradicionais. De fato, o percentual cai para 14% e 2%, respectivamente.