A crescente popularidade do setor DeFi na blockchain Ethereum tem contribuído para o aumento nas taxas de transações da rede, que chegou a processar US$ 6,87 milhões em taxas no dia de ontem, quebrando assim um novo recorde.
Entretanto, segundo o fundador e CEO da Synthetix (SNX), Kain Warwick, o aumento nas taxas da rede também estão impactando diretamente o crescimento DeFi. “Nos últimos três meses, saímos de um ambiente onde o DeFi era caro e um pouco lento, agora, para muitas pessoas, é proibitivamente caro”, alertou.
De fato, as taxas do Ethereum quase que dobraram seu valor entre os dias 12 e 13 de agosto. Embora a blockchain possua uma das taxas mais caras do mercado, os stakers do SNX, que utilizam o protocolo YAM, chegaram a relatar taxas de até US$ 100. “Exigir uma taxa de transação de 99 dólares é além do ridículo. Este será um grande obstáculo para o crescimento se alguém da equipe não resolver isso”, comentou um usuário do Reddit.
Contudo, para contornar este problema das taxas, Warwick anunciou que a Synthetix lançará uma solução de dimensionamento de camada dois da Optimism Virtual Machine Ethereum. Este lançamento já estava nos planos, entretanto, devido às atuais taxas exorbitantes do mercado, o lançamento teve que ser adiantado.
“Estamos focados na OVM e acho que levará menos de ‘três ou seis meses’, para ser honesto. Acho que faremos a transição mais rápido do que isso porque é provavelmente uma das três principais coisas que precisamos fazer no momento“, comentou.
Problemas podem destronar Ethereum como principal blockchain usada no setor DeFi
O atual problema de congestionamento na blockchain, e os atrasos na implementação do ETH 2.0, podem tirar do Ethereum o posto de principal blockchain do setor DeFi. De fato, uma recente pesquisa da dex.blue, constatou que os usuários DeFi não estão tão comprometidos com a blockchain quanto parecia anteriormente.
De acordo com a pesquisa, poucos usuários avançados de DeFi entrevistados estão realmente comprometidos com a blockchain. “Os traders de criptomoedas não são tão emocionalmente apegados ao Ethereum quanto muitos podem pensar”, sugerem os pesquisadores.