O governo ucraniano anunciou que realizará uma parceria com a criptomoeda Stellar (XLM).
A cooperação do governo ucraniano com o Stellar visa criar condições para um maior desenvolvimento das criptomoedas no país
O anúncio foi feito através de um memorando ao qual inclui outros projetos com criptoativos.
Dentre eles estão a introdução de regulamentação para stablecoins e o desenvolvimento da moeda digital do Banco Central ucraniano (NBU).
A parceria foi homologada entre o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia e a Stellar Development Foundation, e visará também o desenvolvimento da indústria e empresas de ativos digitais no país.
De acordo com o vice-ministro da Transformação Digital da Ucrânia Oleksandr Bornyakov, a parceria com o Stellar permitirá a tomada de decisões eficazes para o desenvolvimento de todo o ecossistema de ativos digitais na Ucrânia.
A Ucrânia segue os passos de países que estão à frente neste contexto financeiro digital, como os Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Malta, e França.
A CEO da Stellar Development Foundation, Denelle Dixon, disse que “as criptomoedas e as moedas digitais governamentais são inovações importantes na realidade de hoje”.
Por sua vez, o Banco Nacional da Ucrânia afirmou que apesar de estar estudando a emissão de uma moeda digital estatal desde 2017, esta poderá prejudicar os Bancos tradicionais e o sistema financeiro tradicional como um todo.