Sem sombra de dúvidas o protocolo Stellar é um dos mais renomados do ecossistema cripto.
Lançada em julho de 2014, rapidamente a criptomoeda surgiu entre as top 20 do mercado cripto em capitalização e de lá praticamente não saiu mais.
A blockchain da Stellar foi construída para interligar empresas financeiras e proporcionar um meio prático, menos burocrático e mais barato de pagamentos.
Para tanto criou seu próprio token, o Lumens (XLM), que de fato é quase uma cópia da XRP da Ripple.
De fato o protocolo é quase um hard fork da XRP, com a diferença que o código foi reescrito por Jed McCaleb, que por sinal era da Ripple e saiu do grupo em 2013 depois de um desentendimento com a empresa.
O protocolo da Stellar já passou por diversas atualizações. De fato já foram 16.
As mais recentes, de certa forma, implementou o aumento das taxas de transação que eram baixíssimas, e implantou os saldos elegíveis, além das reservas patrocinadas.
Nesta atualização de agora, a de número 17, a Stellar planeja introduzir um recurso de recuperação de ativos totalmente novo.
A atualização, caso aprovada, abrirá novas possibilidades para a emissão de ativos regulamentados na rede Stellar.
Tal atualização não deverá alterar muito o patamar da blockchain e do seu token, que recentemente devido à altseason rompeu o topo histórico registrado bem no início de 2018.
Mas a votação será importante, pois será feita pelos validadores da rede, mostrando a descentralização contínua do protocolo, diferentemente da sua vertente original, a Ripple.
Se a votação for aprovada, o que poderá ser acompanhado no blog da Stellar Development Foundation, o processo ocorrerá de forma imediata, e todos os nós de rede deverão se preparar para a atualização dos softwares.
A motivação da proposta de melhoria da rede foi feita dois cientistas cibernéticos, Dan Domey e Tomer Weller, em um documento de trabalho proposto à comunidade.
A principal parte da atualização será a implementação de um novo sinalizador de conta e uma configuração de sistema que permitirá que um emissor recupere em sua totalidade ou de forma parcial seu saldo.
O sistema Stellar vem crescendo, e esta nova atualização é aguardada pela comunidade.
O número de contas Stellar cresceu cerca de 10% no primeiro trimestre de 2021, mas este não é o númeor mais importante de sua blockchain.
No mesmo período, o número de pagamentos cresceu mais de 160%, inclusive porque a sua maior concorrente, a Ripple, está enfrentando problemas judiciais com a SEC americana.
Até por isso a rede teve um aumento expressivo de transações médias diárias registradas em exchanges descentralizadas.
O volume que era de 3,4 milhões de XLM passou a ser de 10 milhões de XLM, o que mostra que o protocolo vem se desenvolvendo como um meio de pagamento entre empresas e instituições financeiras.