Duas pesquisas mostram mais ou menos porque muitos administradores de fundos de investimentos ainda acreditam que o Bitcoin é uma bolha.
Ao não entenderem os fundamentos das criptomoedas, principalmente do Bitcoin, os gestores e ditos “experts” dos mercados de investimentos tendem a enxergá-lo apenas como um ativo de investimento volátil e especulativo.
De acordo com uma pesquisa do Bank of America com mais de 220 empresas, 81% dos administradores de fundos consideraram o Bitcoin uma bolha.
Para estes, os ativos mais populares de para posições compradas são commodities como o petróleo, o ouro, a prata e a madeira.
Também afirmaram que os metais preciosos são a melhor forma de defesa contra a inflação.
Esta desconfiança sobre o Bitcoin cresceu depois da queda de mais de 50% do valor do ativo em pouco tempo e sem fundamentos para isto, de certa forma.
Da última pesquisa realizada pelo Bank of America para esta de agora, a porcentagem dos gestores que consideram o Bitcoin como sendo uma bolha cresceu em 8%.
Isto mostra que os gestores de fundos de investimentos em geral estão mais céticos do que antes em relação ao Bitcoin.
Entretanto, uma outra pesquisa realizada pela Quantum Economics mostrou que a grande maioria dos entrevistados não sabiam quais problemas o Bitcoin resolviam, e não conheciam as suas propriedades.
E quem foram os entrevistados?
Exatamente gestores de fundos de investimentos de instituições financeiras.
Isto mostra como a cultura do Bitcoin precisa ser conhecida para que o mundo entenda os seus propósitos, que no White Paper de Satoshi Nakamoto não está relacionado a nada de como estes gestores institucionais enxergam.
Pois bem, com a crescente do Bitcoin fica claro que tudo será uma questão de tempo.
E o tempo passa!