Os tokens não fungíveis (NFTs) perderam valor e interesse, mostrando ser este um segmento do mercado tão especulativo como o dos demais criptoativos.
Inverno cripto
De acordo com a empresa de pesquisa Footprint Analytics, o inverno cripto também atingiu o mercado de NFTs e derrubou em -41% o volume de negociações em comparação com o mesmo período do ano passado.
Neste ano o volume de negociação de NFT caiu de cerca de US$ 19,4 bilhões no primeiro trimestre para US$ 11,2 bilhões no segundo trimestre, uma queda aproximada de -64%.
Os dados mostraram que a maior queda do volume este ano foi observada durante os meses de maio e junho.
Os Analistas da Footprint apontaram que o mercado dos NFTs foi usado pelos investidores mais como meio de especulação do que de propriedade de bem digital.
Em comparação com o período de alta os NFTs perderam cerca de -74% do seu valor em dólar, e isso não estimulou o aumento no volume de transação, apontou o relatório.
Colecionáveis especuláveis
A FootPrint realizou uma pesquisa recentemente que mostrou que mais de 64% dos entrevistados haviam comprado NFTs apenas por especulação de preço.
Outros 23% disseram que adquiriram NFTs para participarem de comunidades e experimentarem jogos em blockchain.
E apenas 12% disseram ter adquirido um NFT devido à arte digital.
Apesar disso o mercado de NFTs é um dos que mais tem se desenvolvido e sido absorvido pelo mercado tradicional.
São muitos os casos de grandes empresas do meio do esporte, entretenimento, moda, indústria automotiva, e indústria de games, entre outros que desenvolveram projetos em NFTs no último ano.