Depois da censura ao protocolo Tornado Cash muitas personalidades e empresas do mercado cripto passaram a receber pequenas quantias de ether (ETH) provenientes da plataforma de mixer.
O envio de fundos através da plataforma do Tornado Cash aparentemente possui a finalidade de comprometer as contas ou endereços dos usuários uma vez que as empresas de criptoativos norte-americanas estão bloqueando estas contas e marcando endereços.
Mais de 600 endereços receberam transação igual
Desta vez o protocolo Aave DeFi bloqueou a conta do CEO do protocolo Tron, Justin Sun, após sua carteira receber uma transação de 0,1 ETH.
Sun disse em uma postagem no Twitter: “estou oficialmente bloqueado por @AaveAave já que alguém enviou 0,1 eth aleatoriamente do @TornadoCash para mim. @StaniKulechov.
Na postagem Sun marcou Stani Kulechov, fundador do protocolo AAVE.
O caso repercutiu e mais uma vez a comunidade reagiu contra a proibição.
O protocolo Curve Finance respondeu a Sun instruindo-o a enviar o 0,1 ETH para o CEO do AAVE para que ele encaminhasse às “autoridades relevantes”.
Depois Sun voltou ao Twitter para anunciar que sua conta havia sido desbloqueada.
De acordo com a empresa analítica, PeckShield, mais de 600 transações no valor de 0,1 ETH foram feitas via Tornado Cash.
Diversas exchanges como a Binance, Coinbase e FTX estão na listagem de envios.
Este procedimento pode bloquear contas em plataformas como Uniswap, Balancer e dYdx, assim como ocorreu com o AAVE.
Estes bloqueios são automáticos, conforme justificaram os protocolos, e informaram que estão restaurando as contas que foram bloqueadas nestes casos.