O mercado da stablecoin USD Coin (USDC) despencou nos meses de setembro e outubro, enquanto que o da Binance USD (BUSD) apresentou crescimento.
Efeito da retirada da USDC dos pares na exchange Binance e o surgimento de novas concorrentes
De acordo com os dados da empresa analítica, Messari, a stablecoin USDC está perdendo espaço no mercado cripto.
A empresa lista o aumento da concorrência como um dos fatores, mas o fato é que o principal motivo foi a retirada da USDC do portfólio de ativos da maior exchange do mundo, a Binance.
A medida foi tomada no final do mês de setembro, mas trouxe reflexos à USDC desde o anúncio feito Binance no início do mesmo mês.
Além do USDC, a Binance também retirou da listagem outras stablecoins como a TUSD e a USDP, mantendo apenas a própria stablecoin e a USDT.
De fato a USDC vinha perdendo mercado dentro do ecossistema Ethereum desde o mês de julho, e apresentou queda mais acentuada desde a medida tomada pela Binance.
Em julho a USDC representava cerca de 44% do mercado de stablecoins da rede Ethereum, e agora corresponde a 39%; queda de -5%.
A USDC vinha ganhando espaço contra a sua principal concorrente, a USDT, mas viu esta distância aumentar novamente.
A sua maior participação está nos protocolos de segunda camada da rede Ethereum, a Optimism e Arbitrum.
Na rede Arbitrum, por exemplo, a USDC representa cerca de 75% do volume de negociação de stablecoin.
Mas corroborando com a tendência de baixa do USDC, o mês de setembro registrou diminuição no número de novas carteiras nos protocolos de segunda camada da rede Ethereum.
Por fim, a BUSD está ganhando espaço no mercado, e no mês de outubro está registrando o seu maior período de alta no volume de transações.