O conglomerado de instituições financeiras norte-americano, Bank of America, anunciou que está contratando um profissional para gerenciar o setor de política de criptoativos da empresa.
O Banco busca segurança regulatória para poder empreender no mercado cripto com segurança
O Bank of America anunciou uma uma vaga de contratação na plataforma Linkedin para o cargo de “gerente global de política de criptomoedas”.
O contratado ficará responsável por toda a parte de regulamentação cripto, e da parte de legislação para fintechs.
O banco está desenvolvendo o seu Departamento de Gerenciamento de Criptomoedas para criar um setor específico para redigir emendas e comentários a projetos de lei para apresentá-los a legisladores e reguladores.
Outro ofício no novo integrante do banco será identificar ameaças aos modelos de negócios através de fintechs de blockchains.
“Estamos procurando um gerente que identifique problemas emergentes e avalie o impacto potencial na empresa, com foco em fintech, cibersegurança, inteligência artificial, criptomoedas, stablecoins e blockchain”, disse em nota o Bank of America.
O novo gerente regulatório de criptomoedas deve “ser responsável por revisar propostas, desenvolver estratégias de defesa e construir coalizões dentro do setor”, diz o anúncio da vaga.
O banco já tinha preocupação em relação à controversa regulamentação do mercado criptográfico, tanto que o CEO do Bank of America, Brian Moynihan , havia dito no início do ano que o banco não tinha planos de adotar criptomoedas num futuro próximo.
A vaga profissional em aberto parece mostrar que o banco está cansado de esperar por definições regulamentares sobre ativos criptográficos nos Estados Unidos, e pretende participar de forma mais ativa na criação do embasamento regulatório do país.
Também se manter o mais distante possível de projetos que levem a problemas legais uma vez que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) do país não segue regras claras sobre cada tipo de atividade financeira empresarial e sobre ativos criptográficos.
Não é de hoje que o Bank of America investe no mercado cripto, e desde 2019 o banco lança patentes no mercado criptográfico.