Diante do problema de insolvência da exchange FTX, que é uma exchange de criptoativos centralizada, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), prometeu fazer um reporte das reservas de sua exchange, a Binance.
E a publicação saiu hoje.
Em busca de transparência e para acalmar o mercado preocupado com a situação das exchanges centralizadas após o problema gravíssimo de insolvência que acometeu uma das maiores exchanges do mundo, a FTX
No dia 08 de novembro, logo após vir à tona o problema de insolvência da exchange FTX, CZ disse em sua conta do Twitter que “todas as exchanges de criptomoedas devem fazer prova de reservas de merkle-tree. Os bancos funcionam com reservas fracionárias. As trocas de criptografia não devem”.
E assim CZ prometeu na postagem “fazer prova de reservas” e trazer ao público em breve, como um método de transparência da Binance para tranquilizar clientes e usuários.
Em uma publicação na página da empresa e repostagem em sua conta do Twitter, a exchange informou sobre parte dos seus saldos armazenados em carteira fria.
CZ disse que estas informações já eram públicas, mas que agora estavam sendo organizadas “para facilitar a visualização”.
No relatório a exchange disse que “como parte do compromisso contínuo da Binance com a transparência e a promoção da confiança no ecossistema, estamos compartilhando detalhes de nossos endereços de carteiras quentes e frias”.
O próximo passo será “criar um POF de árvore Merkle que compartilharemos com a comunidade nas próximas semanas”.
No resumo de saldos da exchange constam: BTC(~475K BTC); ETH(~4.8M ETH); USDT(~17.6B USDT); BUSD(~21.7B BUSD); USDC(~601M USDC); BNB(~58M BNB).
Em seguida, o documento traz diversos endereços dessas redes para que os saldos possam ser averiguados.
No final do documento a exchange ressaltou seu programa SAFU, que é um fundo de seguro de emergência criado em 2018 que poderão ser utilizados pela exchange em situações adversas extremas.
Detalhes sobre o programa que possui mais de US$ 1 bilhão em fundos podem ser acessados neste link fornecido pela própria exchange.
Cabe ressaltar que o reporte publicado nesta data (10) pela Binance não está completo, pois constam apenas seis criptoativos num total de 600, segundo CZ.