O mercado cripto em baixa há mais de um ano está afetando todos os tipos de investimentos neste segmento.
A alta volatilidade deste mercado e os problemas de insolvência das empresas de criptoativos estão incomodando parlamentares norte-americanos que estão pedindo a retirada do bitcoin dos fundos de pensão.
Mercado em baixa e presepadas como a do protocolo Terra Luna e da exchange FTX certamente deixariam as entidades regulatórias alarmadas. É o bear market causando seus estragos
Os senadores dos Estados Unidos pediram à empresa Fidelity Investments que exclua a criptomoeda bitcoin da poupança de pensão do país.
O motivo justificado pelos políticos é a alta volatilidade do ativo, além dos problemas financeiros das empresas.
Os congressistas Elizabeth Warren, Tina Smith e Richard Durbin enviaram um documento à CEO da Fidelity Investments, Abigail Johnson, exigindo que o bitcoin não esteja mais incluído nos planos de aposentadoria 401k.
De acordo com os senadores, a indústria de criptomoedas é um problema, citou os problemas da exchange FTX, e pediu para a empresa de investimentos reconsiderar a presença do bitcoin entre os fundos que correspondem a poupança de pensão.
Demais membros do congresso norte-americano expressaram suas preocupações com os golpistas do mercado, e alegaram que o mercado de criptomoedas está sendo inflado por empresas fraudulentas e manipulação de mercado.
“No mês de julho já enviamos um pedido semelhante à administração da Fidelity expressando a preocupação com as perspectivas de planos de aposentadoria que possuem bitcoin. Desde então a indústria de criptomoedas só tem se mostrado mais caótica, tornando perigosa para as pessoas investirem suas economias de aposentadoria”, disse Smith.
Continuando disse que “os danos causados pela FTX continuam se manifestando em todo o mercado, e as consequência negativas estão sendo sentidas em todo o mercado de ativos digitais. E o bitcoin não é diferente”.
A preocupação dos senadores é que cerca de 32 milhões de norte-americanos e 22.000 funcionários do Estado participam de programas de poupança para aposentadoria da Fidelity.
E assim, para diminuir riscos os senadores exigiram que a Fidelity não mais oferecesse em seu plano de aposentadoria a exposição ao bitcoin.