A operadora de mercado de combustíveis de aviação da corporação estatal russa, Gazprom Neft, está usando a tecnologia blockchain para otimizar o reabastecimento de aeronaves.
A tecnologia blockchain está cada vez mais mostrando a sua usabilidade devido à segurança e capacidade de processamento de dados
A empresa russa Gazpromneft-Aero conectou dois novos aeroportos nas cidades de Omsk e Tomsk à sua plataforma de blockchain para prover reabastecimento rápido de aeronaves.
Todas as companhias aéreas que operam nessas duas cidades agora poderão reabastecer suas aeronaves usando a plataforma blockchain, Smart Fuel.
No total o número de aeroportos russos que usam o serviço da Smart Fuel subiu para 17.
O CEO da Gazpromneft-Aero, Vladimir Egorov, estima que desde o lançamento da plataforma em blockchain já foram reabastecidos mais de 9.000 aeronaves com voos programados.
A plataforma de blockchain Smart Fuel foi lançada em março de 2021, e tem reduzido o tempo de manutenção e espera no pátio das aeronaves.
Com isto as empresas poderão fazer pagamentos instantâneos para reabastecer as aeronaves, o que diminuirá as taxas dos pagamentos.
Também permite que as empresas aéreas e as empresas fornecedoras de combustíveis para aviões façam acordos sem a exigência de pagamentos de forma antecipada.
Este novo sistema está sendo incluído no registro de softwares da Rússia, e está aprovado pelo Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia.
Egorov disse que com a plataforma Smart Fuel “otimizamos o horário de trabalho das equipes, eliminamos a mídia adicional de papel e reduzimos o tempo de acordos com o fornecedor de combustível, o que acaba reduzindo nossos custos operacionais.”
E este não é o único empreendimento da empresa, que passou a usar gás associado à produção de combustíveis junto com a mineradora de criptomoedas, BitRiver, para minerar bitcoin.