Durante a Conferência Global Blockchain Revolution realizada entre 24 e 25 de abril de 2019, o CIO da FedEx, Rob Carter, acredita que os padrões obrigatórios de blockchain para o transporte internacional levarão à adoção generalizada dentro do setor. Isso também permitiria às autoridades rastrear melhor a proveniência dos produtos e ajudaria a combater o tráfico de produtos falsificados ou ilegais.
Embora isso fosse tradicionalmente baseado em papel, até mesmo transferências de documentação digitalizadas ocorrem por meio de tecnologia de 60 anos de idade, sem dados em tempo real. A adoção em todo o setor de uma rede blockchain padronizada poderia fornecer uma solução global e um campo de atuação nivelado, longe dos sistemas proprietários. Disse Carter:
“Não somos uma organização que exige mais controle regulatório, mas às vezes os mandatos e incentivos regulatórios podem ser incrivelmente úteis.”
A FedEx uniu forças com os concorrentes, UPS e DHL Express (todos os membros da Blockchain na Transport Alliance), para definir padrões para tal sistema. Atualmente, embora uma empresa como a UPS possa gerenciar transações únicas da cadeia de suprimentos, elas quebram quando lidam com cenários do mundo real com vários transportadores.
Uma empresa pode usar a DHL para enviar componentes para a Alemanha. A peça montada pode então ser enviada para a América Latina via UPS antes que a peça cabeada viaje para o Japão via FedEx. Uma blockchain padronizada permitiria que todas as informações relevantes fossem compartilhadas entre todas as partes e diferentes autoridades nacionais.