O ministro das Finanças do país, Hartwig Loeger, disse que o Conselho Consultivo FinTech – formado pelo Ministério das Finanças no ano passado – ajudará no desenvolvimento de regras relevantes para orientar o “mercado financeiro jovem em torno de serviços financeiros digitalizados”, incluindo ofertas iniciais de moeda (ICOs) e moedas digitais para facilitar seu crescimento. O Secretário de Estado Hubert Fuchs disse:
“Para algumas empresas do setor de fintech, é particularmente difícil acompanhar todos os requisitos e desenvolvimentos regulatórios desde o início. Muitos deles desistem e descartam seus modelos de negócios. Queremos tomar contra medidas contra isso.”
Na área de segurança regulatória, as empresas de tecnologia financeira poderão, supostamente, testar e treinar seus modelos de negócios por um período limitado, sob a supervisão da FMA. O anúncio refere-se ao conceito de uma sandbox regulamentar desenvolvida pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido, e revela que um especialista da FCA também estava envolvido no desenvolvimento da sandbox austríaca.
Loeger também afirmou que “a digitalização do setor de serviços financeiros é uma das áreas mais cruciais para o futuro da Áustria. No futuro, as fintechs poderão testar seus modelos de negócios inovadores em uma sandbox ”.