A Coti Network lançou a DJED, a stablecoin da rede Cardano.
Em parceria com a Global Input Output (IOG), desenvolvedora do protocolo Cardano, agora a DJED lançou a sua mainnet na rede principal.
‘Estamos orgulhosos de anunciar que DJED, a stablecoin suercolateralizada da Cardano, lançou a rede principal’, escreveu a Coti em sua conta do Twitter.
Stablecoin lastreada em ativo volátil
DJED é uma stablecoin algorítmica atrelada 1:1 ao preço do dólar americano.
A stablecoin possui a criptomoeda ADA e o token SHEN como colaterais, e utiliza um algoritmo baseado em contrato inteligente para que o valor permaneça estável.
A princípio a stablecoin foi listada na exchange descentralizada, Miswap, que opera na rede Cardano.
Também está programada para ser lançada na exchange centralizada, BiTrue, com sede em Singapura.
O projeto da stablecoin vem sendo desenvolvido há dois anos, e contou com a participação de mais de 40 parcerias.
Algorítmica
O mercado de criptoativos ficou abalado no ano passado com a quebra do protocolo TerraLuna e a sua stablecoin algorítmica, a UST.
Quanto a isto os desenvolvedores do projeto afirmam que o DJED está projetado para ser mais robusto do que seus antecessores.
‘A Djed é uma stablecoin com excesso de garantia’, afirmaram.
O excesso de garantia serve como um amortecedor para proteger o preço das flutuações do mercado e ajuda a manter o valor da stablecoin, diz o projeto.
De acordo com os desenvolvedores usa uma estratégia de mitigação de duas camadas para se proteger contra uma diminuição no valor colateral devido a flutuações no preço.
Assim, se a ADA sofrer um declínio significativo, o DJED também pode entrar em colapso.
Portanto, eles usam o SHEN, que suportará as flutuações dos preços da ADA e garantirá a estabilidade, afirmaram os desenvolvedores.
- Leia também: Solana pode subir mais e surpreender, diz analista