Arthur Hayes, co-fundador da BitMEX, anunciou a proposta de criação de uma stablecoin lastreada em Bitcoin, chamada NakaDollar (NUSD).
Diferentemente de outras stablecoins já existentes, como Tether USD (USDT), USD Coin (USDC) e Binance USD (BUSD), o NUSD seria criado sem o uso do sistema bancário tradicional.
A ideia é que o token seja suportado por exchanges de derivativos de criptomoedas que listam swaps perpétuos inversos líquidos.
Para o desenvolvimento do NUSD, o primeiro passo seria criar uma organização autônoma descentralizada (DAO), que emitiria o token de governança NAKA, distribuído em troca do fornecimento de liquidez em todo o ecossistema financeiro descentralizado (DeFi). Os tokens NAKA e NUSD seriam ERC-20, na rede Ethereum.
Nova stablecoin sem lastro em bancos
Os detentores dos tokens NAKA votariam em questões operacionais e na distribuição de juros líquidos da Marvin entre as exchanges membros. De acordo com Hayes, a comunidade tem as ferramentas e as organizações necessárias para apoiar mais de US$ 1 trilhão em NakaUSD.
A proposta de Hayes elimina a necessidade de entidades fiduciárias centralizadas, o que é especialmente importante considerando a tensa relação entre o ecossistema das criptomoedas e os bancos tradicionais, como o recente colapso do Silvergate.
Esse evento pode trazer problemas para as stablecoins existentes, que estão profundamente ligadas ao sistema bancário fiduciário.
Hayes acredita que a relação entre NUSD, BTC e os swaps perpétuos inversos permitiria que a comunidade das criptomoedas criasse um equivalente em USD sem tocar no USD mantido em bancos ou stablecoins no ecossistema.
“Isso ajudaria tanto os especuladores quanto os hedgers. Isso se tornaria um volante positivo que beneficiaria não apenas as exchanges membros da DAO, mas também os usuários DeFi e qualquer outra pessoa que precisasse de um token em USD que pudesse ser movido 24 horas por dia, 7 dias por semana com uma taxa baixa”, acrescentou o co-fundador da BitMEX.