Um estudo da empresa de informações e dados sobre o mercado de criptoativos, dappGambl, publicou uma pesquisa que mostrou o lado obscuro dos influenciadores digitais cripto no TikTok.
De acordo com os analistas da empresa, os golpes no mercado de criptografia estão crescendo no TikTok, e além disso, os influenciadores incentivam o comportamento de risco através de seus vídeos.
Boa parte dos influenciadores ‘garantem retornos e glamorizam as decisões por impulso’, e não se preocupam com a isenção de responsabilidade levando ‘a más decisões financeiras’.
Influenciadores ‘enganando’ seguidores no TikTok
A dappGambl levantou que 37% dos vídeos analisados não apresentavam um ‘aviso financeiro’, e estimulavam usuários a investirem altos volumes de dinheiro que teriam grandes retornos financeiros.
Estes foram os critérios para classificar os influenciadores e seus vídeos como ‘enganosos’, além de incentivarem investimentos em criptoativos específicos.
- Leia também: Banque de France quer que DeFi tenha controle de KYC
De acordo com a pesquisa, 90% dos perfis não informavam isenção de responsabilidade, o que não necessariamente predispõe o vídeo a ser enganoso, disseram os analistas.
A pesquisa usou as hashtags: crypto, cryptok, cryptoadvice, cryptocurrency, cryptotrading e cryptoinvesting.
Assim levantou que estas palavras-chave estão presentes em mais de 1,6 bilhão de visualizações.
No total a empresa analisou 1.161 vídeos de 594 criadores diferentes onde o número de visualizações superou os 660 milhões de acessos.
Os criadores de conteúdo que a empresa classificou como sendo ‘enganosos’ tinham mais de 35 milhões de seguidores, com uma média de 145 mil seguidores.
Comprem de mim
Um total de 47% de todos os criadores de criptomoedas tentam impulsionar seus próprios produtos e serviços para ganhar dinheiro.
Os analistas observaram uma maior probabilidade de os usuários comprarem serviços adicionais dos influenciadores, principalmente quando estes garantem retornos altos ou associam o produto à garantia de retorno.
Estes promovem a venda de E-books, grupos de negociação do WhatsApp, Telegram e Discord, além de cursos online.
Aproximados 35% dos vídeos enganosos usam o Bitcoin para ‘enviar desinformação’. Mas um total de 53 criptoativos diferentes foram mencionadas em todos os vídeos.
Depois do Bitcoin (BTC), XRP (da Ripple), Ether (ETH), e ADA (da Cardano) lideram as indicações de investimentos.
Por fim, a dappGambl aconselhou os usuários para que façam suas próprias pesquisas (DYOR). E também que o número de curtidas e número de seguidores do perfil não é parâmetro de qualidade de informação.