O advogado fundador da empresa CryptoLaw, John Deaton, disse que após a transição da rede Ethereum para a prova de participação (PoS), os reguladores norte-americanos poderão classificar a criptomoeda como sendo um valor imobiliário.
Deaton é representante da Ripple no caso em que a empresa é processada pela COmissão de Valores Mobiliários (SEC), e agora vê este precedente legal sobre o ETher (ETH).
Em entrevista ao Real Vision Crypto, o advogado disse que esta transição de algoritmo de execução da rede é um ‘passe livre’ para as entidades regulatórias classificarem o ETH como sendo título ou valor mobiliário.
A rede ETH virou centralizada
De acordo com Deaton, ao migrar do mecanismo de prova de trabalho (PoW) para o PoS, a rede EThereum deixou de ser descentralizada, e isso abre precedentes legais para a SEC ou outra entidade regulatória em achar brechas legais para enquadrar a criptomoeda dentro do sistema regulamentar dos EUA.
Anteriormente, o sistema dependia de mineradores para resolver problemas criptográficos e matemáticos complexos em troca de uma recompensa, o que não mais representa a forma de emissão de ativos do protocolo.
Agora a rede ETH 2.0 é controlada e protegida pelos usuários com o depósito em garantia da criptomoeda ETH, o que promove maior centralização do que o PoW.
‘Portanto, ao mudar para PoS, o ETH ficou mais próximo da segurança’, disse Deaton, que mencionou o recente processo do procurador-geral de Nova York contra a exchange de criptomoedas KuCoin, por violar as leis de valores mobiliários, incluindo o ETH o processo.
De acordo com o advogado, citando um documento judicial, o The Merge propiciou uma mudança que afeta os principais recursos e incentivos para a propriedade de moedas.
‘Ao mudar para PoS, o Ethereum não depende mais da competição entre computadores, mas depende do método de “pooling” para incentivar os usuários a possuírem Ether e apostar’, afirmou Deaton.
Continuando, disse que agora os detentores de ETH podem lucrar simplesmente participando de apostas, assim sendo, de forma passiva.