A Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos, expressou preocupação com o recente influxo de aplicações de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin Spot, indicando que as submissões carecem de clareza e informações completas.
Diversos gestores de ativos, como Fidelity Investments, Ark Investment Management, Invesco, WisdomTree, Bitwise Asset Management e Valkyrie, recentemente atualizaram ou modificaram suas aplicações de ETFs de Bitcoin Spot, seguindo a estratégia da BlackRock. A aprovação de um ETF de Bitcoin Spot representaria um desenvolvimento notável na indústria, expandindo a disponibilidade institucional do Bitcoin e facilitando sua negociação em paridade com as ações.
No entanto, a SEC fez um comunicado hoje, conforme noticiou o BitNotícias, que os arquivos estavam faltando informações cruciais, incluindo detalhes específicos sobre o acordo de compartilhamento de vigilância a ser implementado.
A SEC informou a BlackRock, Fidelity e uma série de outros gestores de ativos que as propostas não são suficientemente claras e abrangentes. As propostas foram devolvidas porque elas não nomearam a bolsa de Bitcoin Spot com a qual se espera ter um “acordo de compartilhamento de vigilância” ou forneceram informações suficientes sobre os detalhes desses acordos de vigilância.
- Leia também: Tribunal ordena que Kraken forneça informações de clientes para a Receita Federal americana
Rejeições Históricas de ETFs de Bitcoin Spot pela SEC
Nos últimos anos, a SEC rejeitou dezenas de aplicações de ETFs de Bitcoin Spot, incluindo uma da Fidelity em janeiro de 2022. Em todos os casos, a SEC afirmou que as propostas não atendiam aos padrões projetados para prevenir práticas fraudulentas e manipulativas e proteger os investidores e o interesse público. A rejeição de aplicações de ETFs de Bitcoin Spot tem sido uma constante, citando a manipulação no mercado subjacente como a principal razão para as negações.
A SEC rejeitou aplicações de empresas como WisdomTree e a joint venture entre Ark Investment Management e 21Shares, além de reiterar sua decisão de rejeitar a intenção da Grayscale de lançar um ETF de Bitcoin Spot, alegando que tais produtos são propensos a manipuladores de preços e que tais ETFs não protegem os investidores.