Comerciantes que utilizam o aplicativo de mensagens Telegram agora têm a capacidade de aceitar pagamentos em criptomoedas. O provedor de serviços Wallet, construído na blockchain The Open Network (TON), que já permitia transferências de criptomoedas entre usuários em chats, agora está permitindo que os comerciantes integrem criptomoedas aos bots que usam para aceitar pagamentos.
A Wallet, que é baseada na blockchain TON, já permitia transferências de criptomoedas entre usuários em chats. Agora, está permitindo que os comerciantes integrem criptomoedas aos bots que usam para aceitar pagamentos. O sistema permite o pagamento de bens e serviços usando Tether (USDT), Bitcoin (BTC) e Toncoin (TON).
No passado, soluções faça-você-mesmo estavam disponíveis na forma de bots relativamente primitivos com links para sistemas de pagamento de criptomoedas ou produtos similares anexados a eles. Com o WalletPay, os comerciantes agora podem aceitar pagamentos em criptomoedas de forma contínua dentro do aplicativo Telegram, com recursos disponíveis como a capacidade de fazer pagamentos diretamente dentro dos chats.
Adoção de criptomoedas no Telegram
Embora a provisão de serviços de criptomoedas dentro do Telegram tenha começado há mais de um ano, tornando o envio e recebimento de criptomoedas teoricamente tão simples quanto enviar uma mensagem instantânea, ainda não foi amplamente adotada. Apenas 2 milhões dos mais de 700 milhões de membros do Telegram usam os serviços da Wallet, segundo o provedor de pagamentos.
A jornada de criptomoedas do Telegram remonta a alguns anos com o desenvolvimento do projeto blockchain TON. Este desenvolvimento foi abandonado em 2020, no entanto, devido a batalhas legais com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O TON foi mantido vivo por membros de sua comunidade, que se autodenominam The TON Foundation, que continuaram a avançar o projeto.
Implicações futuras
A expansão da Wallet para permitir que os comerciantes aceitem pagamentos em criptomoedas é um passo significativo para a adoção mais ampla de criptomoedas no Telegram. Isso pode abrir o caminho para uma maior integração de criptomoedas em outros aspectos do aplicativo de mensagens.
No entanto, ainda há obstáculos a serem superados. A adoção de serviços de carteira ainda é relativamente baixa entre os membros do Telegram, e a responsabilidade de garantir a conformidade com as leis locais recai sobre os comerciantes individuais. Além disso, a Wallet ainda é uma solução de custódia, o que pode desencorajar alguns usuários que preferem ter controle total sobre suas criptomoedas.
Ainda assim, a introdução de pagamentos em criptomoedas no Telegram é um desenvolvimento empolgante que pode ter implicações significativas para o futuro do comércio de criptomoedas.