De acordo com uma notícia da Bloomberg publicada em 16 de maio, um professor de Ciência da Computação da Universidade de Cornell, Emin Gun Sirer, deve lançar uma rede de criptomoedas e blockchain com apoio financeiro de algumas das mais proeminentes empresas de capital de risco da indústria de tecnologia.
Diz-se que o projeto blockchain de Sirer, Ava Labs Inc., oferece alto rendimento, reduz o tempo de confirmação de transações na rede e oferece suporte a aplicativos blockchain em diversos setores, desde o gerenciamento da cadeia de produção até o rastreamento de diversos títulos e ativos financeiros incluindo ouro, prata e outros.
Sirer, co-diretor da Iniciativa de Criptomoedas e Contratos Inteligentes da Universidade de Cornell, disse que a Ava pretende competir com o gigante de pagamentos Visa, processando o mesmo número de transações por segundo no blockchain. Ele acrescentou que, com apenas 1,35 segundos de latência de confirmação, a rede Ava poderá suportar uma série de aplicações de alta tecnologia de ledger distribuída (DLT), inclusive.
Falando à Bloomberg em uma entrevista, Sirer disse que a equipe da Ava Labs está desenvolvendo uma rede DLT exaustiva que consistiria em dados para cada certificado e nota de dólar do mundo.
A Ava Labs é a equipe por trás do desenvolvimento do protocolo Avalanche cujo white paper intitulado “Floco de Neve para Avalanche: Uma Família de Protocolo de Consenso Metastável para Criptomoedas” foi lançado em janeiro de 2019 por um grupo de desenvolvedores que se identificaram como Equipe Rocket – uma homenagem à famosa notória organização fictícia do anime japonês, Pokémon.
Na época, Sirer definiu o protocolo como um avanço que “combina o melhor do consenso de Nakamoto com o melhor do consenso clássico”.