Polygon, o projeto de escalonamento da Ethereum, anunciou recentemente três Propostas de Melhoria do Polygon (PIPs) que detalham a transição para a arquitetura Polygon 2.0. A PIP-17, também conhecida como ‘Fase 0’, tem como objetivo principal garantir que os usuários finais e desenvolvedores não precisem tomar nenhuma ação nas cadeias Polygon PoS e Polygon zkEVM existentes durante a atualização.
1/ The wait is over. Polygon 2.0 implementation kicks off now with the release of 3 Polygon Improvement Proposals (PIPs), and a roadmap for Phase 0.https://t.co/gk7FW0zCpc pic.twitter.com/YJo3BtQy4y
— Polygon | Aggregated (@0xPolygon) September 14, 2023
A Polygon 2.0 foi inicialmente introduzido em junho e visa estabelecer uma rede abrangente de cadeias Layer 2 interconectadas, impulsionadas por provas de conhecimento zero. A atualização final da Polygon 2.0 está prevista para o próximo ano e será implementada após aprovação por meio de uma votação de governança.
O projeto já pediu feedback da comunidade sobre as propostas, que serão implementadas após aprovação por meio de uma votação de governança. A atualização final da Polygon 2.0 está prevista para o próximo ano.
A transição de MATIC para POL
A PIP-18 propõe a implementação do token POL, que tem a intenção de substituir o token MATIC existente como o ativo nativo de Gas e staking do ecossistema Polygon. Os tokens POL podem ser migrados em uma proporção de 1:1 a partir dos tokens MATIC existentes. A PIP também observa um fornecimento inicial de 10 bilhões e uma emissão anual de 2% distribuída igualmente entre recompensas de staking de validador e um tesouro comunitário.
Esta transição é significativa, pois representa uma mudança fundamental na economia do token do ecossistema. O POL servirá como o novo token nativo para Gas e staking, o que poderá ter implicações significativas para os detentores de tokens MATIC.
Compatibilidade e contratos inteligentes
A PIP-19 propõe atualizar o token nativo de Gas no Polygon PoS de MATIC para POL de uma forma que garanta máxima compatibilidade retroativa. Isso significa que a atualização para o novo token não alterará os contratos inteligentes no Polygon PoS em termos de compatibilidade. O objetivo aqui é garantir que as propriedades do código do token POL atualizado permaneçam as mesmas.
Esta proposta é crucial para a continuidade dos projetos e contratos inteligentes já existentes na plataforma. Garantir que a transição seja suave e sem interrupções para os desenvolvedores e usuários é uma prioridade para a equipe do Polygon.
Com essas atualizações, a Polygon está se posicionando como um dos principais players no espaço de blockchain, oferecendo uma gama de melhorias e atualizações que poderiam definir o padrão para futuras redes Layer 2.