A Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, anunciou sua saída completa do mercado russo, citando riscos legais contínuos no país. Em um comunicado, a empresa revelou que concordou em vender seus negócios na Rússia para a exchange de criptomoedas CommEX.
A CommEX foi lançada oficialmente na terça-feira, de acordo com um comunicado. A corretora recém-lançada disse que oferece ‘uma ampla gama de conjuntos de produtos, incluindo Spot, Futures, Simple Futures e serviço P2P para interagir com o mundo das criptomoedas’.
A hearty welcome to our new users from Russia and around the world! 🚀
We're dedicated to meeting your needs, refining our services & delivering a top-tier trading experience.
Stay tuned for exciting activities! Don't miss out, start trading today at https://t.co/shH7Zf0No7. https://t.co/eA3i0U6iEi
— CommEX (@CommEX_com) September 27, 2023
Em sua conta X (anteriormente Twitter), a CommEX deu as boas-vindas na quarta-feira aos seus ‘novos usuários da Rússia e de todo o mundo!’ Durante esse período, a Binance trabalhará em estreita colaboração com a CommEX para garantir a migração tranquila dos ativos.
- Leia também: Enquanto preço do Bitcoin fica preso e estagano, Bitcoin Cash (BCH) vai subir 15% rumo a US$ 228, prevê analista
Visão de compliance e futuro
A decisão da Binance de se retirar da Rússia está alinhada com sua estratégia de conformidade. Noah Perlman, Diretor de Conformidade da Binance, mencionou: ‘Reconhecemos que operar na Rússia não é compatível com a estratégia de conformidade da Binance’.
Ele também expressou confiança no crescimento da indústria Web3 em todo o mundo e afirmou que a Binance se concentraria em mais de 100 outros países onde opera. Além disso, a Binance garantiu que não terá uma divisão de receita contínua da venda e não mantém opção de recompra de ações no negócio.
Desafios regulatórios e impacto no mercado
Nos últimos meses, a Binance enfrentou vários desafios regulatórios, especialmente em relação à conformidade com as sanções ocidentais contra a Rússia. Apesar da pressão regulatória, a Binance continuou promovendo seus serviços para usuários russos até agosto de 2023.
No entanto, a empresa viu a saída de seus principais executivos russos no início de setembro. Vale ressaltar que a Rússia é um dos maiores mercados para a Binance, com o país representando uma parcela significativa das visitas ao site da Binance.
A saída da Binance do mercado russo é um desenvolvimento significativo e reflete as complexidades crescentes do cenário regulatório global para as exchanges de criptomoedas.