Uma recente pesquisa realizada por Sujan Sarkar, no writerbuddy.ai, examinou o crescimento da indústria de IA de setembro de 2022 a agosto de 2023 e identificou as ferramentas de inteligência artificial mais usadas no mundo. Além disso a pesquisa identificou que o Brasil é o 5.º país do mundo que mais usa ferramentas de inteligência artificial.
O destaque da análise é o ChatGPT, que atraiu um total de 14 bilhões de visitas, correspondendo a 60% do tráfego total das 50 principais ferramentas de IA durante esse período. O ChatGPT se destacou como líder indiscutível, demonstrando sua influência e popularidade no cenário de IA.
Outras ferramentas que se destacaram incluem o Character AI e o Google Bard, que testemunharam crescimentos líquidos de tráfego de 1,8 bilhão e 463,4 milhões de visitas, respectivamente. No entanto, algumas ferramentas, como Craiyon, MidJourney e Quillbot, enfrentaram declínios significativos no tráfego durante o mesmo período.
A pesquisa foi conduzida usando o SEMrush, uma ferramenta de SEO confiável, que coletou dados de diretórios de ferramentas de IA e, em seguida, selecionou as 50 ferramentas mais visitadas para análise. Os insights obtidos fornecem uma visão abrangente da pegada digital da indústria de IA.
- Leia também: Confira 7 criptomoedas que podem cair na semana e não aproveitar o movimento de alta do Bitcoin
Inteligência artificial
A pesquisa identificou que:
- As 50 principais ferramentas de IA receberam um total de 24 bilhões de visitas de setembro de 2022 a agosto de 2023.
- O ChatGPT conquistou uma fatia impressionante, com 60% do tráfego, totalizando 14 bilhões de visitas.
- Os vencedores da análise incluem o ChatGPT, Character AI e Google Bard, enquanto algumas ferramentas, como Craiyon, MidJourney e Quillbot, enfrentaram declínios de tráfego.
- A indústria de IA cresceu 10,7 vezes, com um crescimento médio mensal de 236,3 milhões de visitas.
- Os Estados Unidos contribuíram com 22,62% do tráfego total (5,5 bilhões de visitas), enquanto a Europa registrou 3,9 bilhões de visitas.
- A análise revelou uma disparidade de gênero, com 69,5% dos usuários de ferramentas de IA sendo do sexo masculino e 30,5% do sexo feminino.
- A maioria dos usuários (63%) acessou as ferramentas de IA por meio de dispositivos móveis.
Segundo a pesquisa, a China, apesar de sua vasta população, não está entre os 20 primeiros países que mais usam IA. Isso pode ser atribuído às inovações nativas de IA e às regulamentações rigorosas do país.
Por outro lado, a Europa, lar de importantes polos tecnológicos da União Europeia, está mais atrás na lista, possivelmente devido a regulamentações rigorosas em relação à IA.
A análise também revela que a maioria dos usuários de ferramentas de IA (80,53%) acessa diretamente essas ferramentas, indicando uma base de usuários leais. A pesquisa orgânica (11,40%) e as referências (6,73%) também desempenham papéis importantes, demonstrando práticas sólidas de SEO e recomendações de usuários. A análise destaca uma disparidade de gênero significativa, com 69,5% de usuários do sexo masculino em comparação com 30,5% de usuárias do sexo feminino.