A Worldcoin, um projeto de criptomoeda co-criado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, interrompeu seu serviço de verificação Orb na Índia, Brasil e França, apenas alguns meses após lançar o dispositivo de escaneamento ocular nesses países.
🚨 Scoop: Sam Altman's Worldcoin discontinues offline Orb verification services in India
Sam Altman's crypto project Worldcoin has stopped offline ‘Orb' verifications and biometric identity-based user onboarding in India.
This was in the wake of huge number of people queuing up…
— Chandra R. Srikanth (@chandrarsrikant) December 21, 2023
A Tools for Humanity, fundação que supervisiona o desenvolvimento da Worldcoin, informou à TechCrunch que expandiu o Orb para muitos mercados este ano apenas para ‘acesso por tempo limitado’.
A retirada repentina vem como uma surpresa, já que a Worldcoin havia aberto quiosques pop-up em várias partes da Índia para atrair novos usuários para a plataforma, gerando filas de pessoas ansiosas para se inscrever e coletar os tokens gratuitos.
Desafios regulatórios e compromisso com a segurança
Apesar de quase 5 milhões de pessoas agora possuírem um World ID e mais de 2,5 milhões terem ‘verificado sua humanidade’ com um Orb, a Worldcoin enfrentou desafios regulatórios.
Em agosto, o projeto foi suspenso no Quênia, um de seus maiores mercados, enquanto o país avalia os riscos que ele representa para sua população. Desafios regulatórios semelhantes podem estar por trás dessa última mudança, observou a TechCrunch.
A Worldcoin permanece comprometida em ‘trabalhar com parceiros globalmente para garantir que atenda aos requisitos regulatórios e forneça um serviço seguro, transparente e seguro para humanos verificados’, disse a porta-voz da Tools for Humanity, Lily Gordon.
Futuro da Worldcoin e integrações
Apesar dos Orbs não estarem mais disponíveis em alguns mercados, o World App continua a atrair pessoas na Índia. A organização também atualizou recentemente seu protocolo para o World ID 2.0 para diferenciar entre bots e ‘humanos verificados’ e ajudar os desenvolvedores a criar novas integrações.
O Orb, uma esfera cromática de dois quilos, escaneia os olhos de um indivíduo e verifica sua identidade. O sistema de verificação é semelhante ao Aadhaar da Índia, que utiliza dados biométricos para verificar a identidade dos cidadãos. A Worldcoin indicou as semelhanças em uma postagem no X, em julho de 2022.
Além disso, a Worldcoin anunciou integrações para o World ID com Minecraft, Reddit, Telegram, Shopify e Mercado Livre, além de seu suporte existente para Discord, Talent Protocol e Auth0 da Okta.