A Epic Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos, fez uma mudança significativa em sua política ao anunciar que listará jogos em sua loja online classificados como ‘Apenas para Adultos’ se um título receber essa classificação devido ao uso de tecnologia blockchain.
📣 Heads up: Gods Unchained and Striker Manager 3 have returned to the Store after a change in our content policy regarding ratings for blockchain-based games. Learn more: https://t.co/RQGGzWGeG8
— Epic Games Store (@EpicGames) December 19, 2023
‘Gods Unchained’ e ‘Striker Manager 3’ retornaram à loja após uma mudança na política de conteúdo da Epic Games em relação às classificações para jogos baseados em blockchain.
A empresa afirmou que, embora produtos com classificação ‘Apenas para Adultos’ normalmente não possam ser distribuídos na Epic Games Store, fará exceções para produtos em casos onde a classificação foi aplicada exclusivamente devido ao uso de blockchain ou tecnologia NFT.
Impacto no setor de jogos blockchain
Executivos de jogos blockchain consideram a decisão da Epic Games um passo na direção certa para a aceitação e adoção mainstream, além de aumentar a legitimidade dos jogos web3.
O setor de jogos blockchain, ainda em sua infância em comparação com o tradicional, celebrou quando títulos foram liberados para serem listados em plataformas de distribuição como a Epic Game Store, Amazon Prime e a Apple App Store.
O setor ainda não entregou um grande sucesso comercial e sofre com a reputação que o título play-to-earn ‘Axie Infinity’ ajudou a dar aos jogos blockchain.
Desafios e oportunidades futuras
Alguns executivos de jogos web3 veem o Entertainment Software Rating Board (ESRB) como um grande obstáculo para o setor de jogos blockchain. Com jogos web3, os jogadores devem ser capazes de possuir e negociar seus ativos digitais, geralmente NFTs.
A classificação ‘Apenas para Adultos’ do ESRB para jogos web3 tem sido vista como uma política que retira da plataforma uma seção inteira de jogos, em vez de se envolver com os criadores para entender a nova tecnologia e atualizar suas políticas antiquadas para abranger jogos web3.
A ESRB afirmou que não implementou uma política geral e que a classificação depende de como o recurso é implementado no jogo.