O fundador da Tron, Justin Sun, prestou homenagens a Vitalik Buterin, co-fundador do protocolo Ethereum, por suas percepções tecnológicas. Em uma extensa publicação na plataforma X, Sun também mencionou o papel que desempenhou nos estágios iniciais do desenvolvimento do Ethereum, revelando também semelhanças que compartilha com o co-fundador da Ethereum.
Justin Sun revelou que sua relação com Vitalik Buterin é mais antiga do que muitos na indústria percebem. Ele afirmou que seu encontro com Vitalik remonta a 2015, quando ingressou na Hupan University de Jack Ma, buscando adentrar o mundo das criptomoedas.
Segundo Sun, ele e Vitalik discutiram sobre o Ethereum, o projeto de criptomoeda que havia acabado de ser lançado na época. Embora o fundador da Tron tenha reconhecido ter comprado uma grande quantidade de Ethereum naquela época, ele disse que não havia uma carteira ativa para armazenar os ativos adquiridos.
Isso o levou a sugerir a Vitalik a necessidade de construir uma carteira descentralizada, com muitos protótipos apresentados por ele.
“Conheço @VitalikButerin há oito anos. Vitalik é mais novo do que eu, mas suas percepções são muito superiores às minhas. Sempre pude aprender com Vitalik. Embora no mundo das criptomoedas muitas pessoas nos vejam como representantes de valores diferentes…”, H.E. Justin Sun 孙宇晨 (@justinsuntron) 29 de dezembro de 2023.
Ethereum
Sun reconheceu que, embora após quase uma década, ele e Vitalik Buterin estejam construindo de maneiras diferentes, a ideologia subjacente permanece a mesma. O fundador da Tron disse que ele e Vitalik concordam com o conceito de descentralização. Ele acredita que se um fundador de protocolo for removido, a rede deve continuar funcionando efetivamente, independentemente do que aconteça.
Comentando sobre a “auditabilidade”, Justin Sun disse: “qualquer pessoa deve poder verificar a lógica das aplicações e executar continuamente um nó completo para garantir que o programa funcione de acordo com as instruções da documentação de código aberto”.
O mesmo se aplica a outros conceitos centrais de blockchain, incluindo participação global aberta e neutralidade, entre outros conceitos.
Justin Sun possui um perfil significativo no mundo das criptomoedas e controla muitos dos aplicativos populares do setor. Além da Blockchain Tron, Sun também é proprietário do protocolo BitTorrent, da Exchange Poloniex e da Huobi Global, e suas atividades transacionais são seguidas de perto pelos principais rastreadores de mercado.
Apesar de seu papel na indústria, Justin Sun tem sido alvo de críticas, especialmente após o hackeamento da exchange Poloniex. No geral, Justin Sun acredita no futuro da tecnologia blockchain e reitera o compromisso de manter os princípios éticos de descentralização no futuro.
- Leia também: OKX anuncia remoção de tokens de privacidade em 2024