Após 17 meses do pedido de falência, a FTX, sob nova gestão, propõe um plano de reorganização ambicioso para sanar suas obrigações com os credores. Este plano, que ainda aguarda aprovação do tribunal de falências dos EUA, promete a distribuição centralizada de quase todos os ativos da FTX existentes no momento do colapso em novembro de 2022.
The FTX Debtors today filed their anticipated amended Plan of Reorganization and accompanying Disclosure Statement with the U.S. Bankruptcy Court. Read about it here https://t.co/EGmlVdWOaS below: pic.twitter.com/bwwvRolX21
— FTX (@FTX_Official) May 7, 2024
‘Temos o prazer de poder propor um plano do capítulo 11 que contempla a devolução de 100% dos valores dos pedidos de falência mais juros para credores não governamentais’, disse o CEO da FTX, John J. Ray III, no comunicado.
O valor total desses ativos é estimado entre US$ 14,5 bilhões e US$ 16,3 bilhões. A estratégia inclui a venda de uma coleção diversificada de ativos, que vão desde investimentos proprietários até reivindicações judiciais.
Termos da compensação
O plano de reorganização propõe que 98% dos credores recebam aproximadamente 118% do valor de suas reivindicações permitidas em até 60 dias após a data de efetivação do plano, sujeito às verificações de ‘conheça seu cliente’ e outros requisitos de distribuição.
FTX Plan Takeaways
You've likely heard claims below $50k get 118%.
Claims over $50k get 127% to 142% over time.
Now that we have that out of the way, let's talk about the hidden pitfalls in the plan.
Below is what I don't like about the plan.
🧵👇 pic.twitter.com/1kOwYVPclj
— Nicholas Hall (@nicholashall) May 8, 2024
Os credores restantes receberão o valor total de suas reivindicações mais bilhões em compensações pelo valor temporal de seus investimentos. Esse arranjo sublinha o esforço da FTX em resolver suas pendências sem prolongadas disputas legais, beneficiando uma vasta maioria dos credores afetados pelo colapso.
Expectativas e desafios
O CEO da FTX, John J. Ray III, expressou otimismo quanto à capacidade da empresa de cumprir com as obrigações estabelecidas pelo plano.
No entanto, o plano ainda enfrenta críticas de parte dos credores e especialistas do mercado, que argumentam que as compensações propostas não refletem os valores atuais dos ativos cripto, que tiveram apreciação significativa desde o colapso da plataforma.
0% of FTX creditors agree that receiving $16800 for your bitcoin is fully compensated.
I understand why the bankruptcy process needs to work this way but let's not pretend victims are getting their money back or that FTX wasn't as awful as it was. https://t.co/odVp4rT7hP
— Mike Belshe (@mikebelshe) May 8, 2024
‘Eu entendo por que o processo de falência precisa funcionar dessa maneira, mas não vamos fingir que as vítimas estão recebendo seu dinheiro de volta’, postou Mike Belshe, CEO da BitGo, no X.
A conclusão bem-sucedida deste plano de reorganização representa um passo crucial para a recuperação da confiança no setor de criptoativos e na capacidade das empresas de criptomoedas de superarem crises financeiras e regulatórias significativas.