O Facebook não tem planos de oferecer seus serviços da carteira digital Calibra em seu maior mercado, a Índia, disse a gigante social. Assim como um alto funcionário do governo do país expressou ceticismo sobre sua recém-anunciada criptomoeda Libra.
“Não há planos para oferecer Calibra na Índia.”, disse um porta-voz do Facebook em um e-mail, descartando efetivamente o lançamento de sua criptomoeda Libra no país. “Como você deve saber, existem restrições locais dentro da Índia que tornaram impossível o lançamento da Calibra no momento.”
Restrições do Governo
O Banco Central da Índia proibiu a negociação de criptomoedas, mas redes informais são abundantes. Em um esforço para reprimi-los, o governo está propondo uma lei com penas rigorosas, incluindo sentenças de prisão de até 10 anos.
Subhash Garg, secretário de assuntos econômicos do país, disse em entrevista à Bloomberg que a Índia não estaria confortável com uma criptografia privada.
“A Calibra respeitará a legislação.”, disse Alexandru Voica, representante do Facebook em Londres, por telefone. “Mas estamos procurando trabalhar com reguladores para ver se a legislação pode ser atualizada.”
O país com o maior número de usuários
A Índia é o maior mercado do Facebook, onde a gigante das redes já está se preparando para um lançamento em todo o país de seu serviço de pagamentos por WhatsApp. O projeto tem sido testado por um ano com um milhão de usuários.
O Facebook teve discussões com vários governos sobre a criptomoeda Libra e a carteira digital Calibra.“A Associação Libra está falando com potenciais parceiros de todo o mundo.”, disse Voica, sem especificar se estava falando com o governo indiano ou com parceiros no país. “O projeto blockchain tem múltiplos usos em contratos inteligentes, gerenciamento da cadeia de suprimentos e assim por diante – não é apenas para criptomoedas.”