O governo do Japão está trabalhando na criação de uma nova rede internacional para pagamentos baseados em criptomoedas, a fim de combater a lavagem de dinheiro dentro da região, de acordo com um artigo publicado em 18 de julho de 2019 pela Reuters. A rede seria uma alternativa à Rede SWIFT usada comumente pelas instituições financeiras.
O governo do Japão quer criar uma rede internacional para pagamentos de criptomoedas para tentar reduzir a lavagem de dinheiro dentro do país. A solução seria muito semelhante à rede SWIFT utilizada pelos bancos, que permite enviar e receber informações sobre transações financeiras em todo o mundo.
A notícia vazou graças a um informante anônimo, recusando-se a ser identificado porque a informação ainda não foi divulgada.
Ele também especificou que o desenvolvimento da solução está sendo monitorado por uma equipe relacionada à Força-Tarefa de Ação Financeira Inter-governamental (FATF).
Ainda não há detalhes sobre como a rede funcionaria, mas, segundo a pessoa, a nova rede foi aprovada pelo GAFI em junho, seguindo uma proposta feita pelo Ministério das Finanças do Japão e pelo órgão regulador da Financial Services Agency (FSA). No entanto, nenhuma confirmação disso pode ser encontrada, embora nenhuma negação tenha sido apresentada pelas instituições em questão.