Com a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos implemente uma nova política monetária em setembro, analistas da Bitfinex alertam para possíveis impactos negativos no preço do Bitcoin. De acordo com um relatório recente da equipe de análise da Bitfinex, o BTC pode enfrentar uma queda de até 20% caso o Fed decida reduzir ainda mais as taxas de juros.
Os analistas destacam que, embora o Bitcoin seja frequentemente considerado uma proteção contra ativos financeiros tradicionais, ele ainda é influenciado pelas condições macroeconômicas.
Conforme apontou o relatório, o BTC subiu mais de 32% desde o início de agosto, impulsionado principalmente pela expectativa de comentários moderados por parte do Fed. No entanto, na última semana, os analistas da Bitfinex notaram uma mudança na dinâmica do mercado. Isso porque os traders do mercado à vista estão vendendo seus BTC de forma agressiva. Enquanto isso, os participantes dos mercados de futuros e perpétuos estão comprando.
Análise de preço do Bitcoin
Os analistas preveem que, se o Fed implementar um corte modesto de 25 pontos base, o mercado provavelmente absorverá essa notícia rapidamente, resultando em uma “valorização de preço a longo prazo para o Bitcoin, à medida que a liquidez aumenta e os temores de recessão diminuem”.
Por outro lado, um corte mais agressivo de 50 pontos base poderia provocar um aumento temporário de até 8% no preço do Bitcoin, seguido rapidamente por uma correção significativa devido a preocupações com uma possível recessão. Um exemplo do efeito adverso de cortes agressivos de juros do Fed no Bitcoin ocorreu em 2019. Na ocasião, um ajuste de 50 pontos base fez com que o Bitcoin caísse 50% antes de se estabilizar.
Os analistas especulam que o Bitcoin pode enfrentar uma queda de 15-20% após um corte de juros. Com base em dados históricos, os picos de ciclo em retornos percentuais tendem a diminuir entre 60-70% a cada vez, além de uma redução nas correções médias de mercado altista.
Portanto, eles projetam que o preço do Bitcoin possa estar em torno de US$ 60.000 antes dos cortes de juros, colocando o possível fundo entre a faixa baixa de US$ 50.000 e média de IS$ 40.000.