O Standard Chartered, firma de serviços bancários e financeiros sediada em Londres, completou sua primeira operação transfronteiriça de carta de crédito em blockchain na indústria petrolífera com a estatal tailandesa de petróleo PTT Group.
Também esta semana, a mesma empresa fez a primeira transação de financiamento da cadeia de produção baseada em blockchain, como noticiamos aqui.
O Standard Chartered anunciou que executou com sucesso uma transação piloto de carta de crédito (LC) para a PTT Group, a PTT International Trading Pte Ltd e a IRPC Public Company Limited sobre a plataforma blockchain da Voltron em um comunicado publicado em seu site em 7 de agosto.
De acordo com o comunicado, as companhias petrolíferas geralmente dependem de cartas de crédito como uma forma de financiamento comercial de curto prazo devido ao valor significativo de sua carga. Além disso, essa confiança supostamente implica algumas desvantagens. Notavelmente:
“Esse processo é intensivo em papelada e requer até cinco dias para a entrega desses documentos.”
A empresa alega que esse piloto consistia em digitalizar e simplificar a troca de informações de ponta a ponta entre todas as partes de um carregamento de um produto de petróleo da Tailândia para Cingapura. A emissão, assessoria e negociação de LC e apresentação de documentos foram todas gerenciadas na plataforma blockchain da Voltron.