As probabilidades de os Estados Unidos estabelecerem uma reserva estratégica de Bitcoin aumentaram significativamente nos mercados de apostas. Na plataforma Kalshi, os apostadores estimam em quase 70% a chance de o presidente eleito, Donald Trump, implementar essa medida em 2026. No Polymarket, a previsão é de 42% para que isso ocorra nos primeiros 100 dias de seu mandato.
Propostas e compromissos
Em julho de 2024, durante a conferência Bitcoin 2024 em Nashville, Tennessee, Trump comprometeu-se a criar uma “reserva nacional estratégica de Bitcoin”. Ele afirmou que sua administração não venderia as reservas de Bitcoin do governo dos EUA. Em novembro, a senadora Cynthia Lummis apresentou o BITCOIN Act, propondo que o Departamento do Tesouro adquirisse 1 milhão de BTC ao longo de cinco anos.
Impacto no mercado de Criptomoedas
A expectativa de políticas pró-cripto na nova administração já influencia o mercado. O preço do Bitcoin ultrapassou a marca de US$ 100.000, impulsionado pelas promessas de Trump e pela crescente adoção institucional. Analistas preveem que a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin pelos EUA poderia acelerar ainda mais a adoção da criptomoeda, possivelmente impactando seu valor de mercado.
Apostadores da Kalshi, uma bolsa de derivativos dos EUA, colocaram a probabilidade de Trump criar uma reserva de BTC nos EUA em 2026 em quase 70%. Usuários do Polymarket, uma plataforma de previsão de criptomoedas
Desafios e considerações
Há desafios a serem considerados, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o banco central dos EUA não possui planos de deter ou acumular Bitcoin, ressaltando que qualquer mudança legal nesse sentido cabe ao Congresso. Especialistas apontam para a volatilidade do Bitcoin e os riscos associados à centralização de grandes quantidades da criptomoeda por entidades governamentais.