Existem razões pelas quais muitas pessoas da comunidade cripto acreditam que a Cardano fará sucesso num futuro próximo. No Reddit e no Medium, já existem inúmeros tópicos e artigos em defesa da criptomoeda. Mas afinal, quais são esses argumentos em defesa da Cardano?
Cardano, Ethereum e Bitcoin
A Cardano tem dezenas dos principais cientistas da computação e matemáticos. E o objetivo deles é garantir que cada parte da infraestrutura da criptomoeda criada seja tão sólida que milhões um dia poderão confiar nela. Tudo sem se preocupar se poderia desmoronar sob o peso e o estresse de operar no mundo real.
O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, gosta de dizer que está construindo um sistema para durar 100 anos. Isso contrasta fortemente com a abordagem adotada pelo Ethereum (ETH) ou Bitcoin (BTC), os concorrentes mais próximos da Cardano.
Porém, tanto a ETH quanto o BTC têm competido, principalmente, para conseguir algo que funcione agora e conteúdo para permitir que problemas futuros se resolvam.
O Bitcoin conseguiu ser bem-sucedido usando essa abordagem. Mas apenas confinando-se a um único caso de uso: reserva de valor, com algumas funcionalidades de pagamento. A Ethereum tem uma visão muito mais ampla: um livro de contabilidade totalmente descentralizado, que pode escalar até milhões de transações por segundo e, no entanto, ser tão leve que poderia funcionar em um computador comum.
Mas a realidade é que a Ethereum, hoje, sofre com problemas tão severos que um único aplicativo, como o jogo CryptoKitties, pode fazer com que ela pare. E, por conta disso, não consegue chegar completamente ao seu propósito de criação original.
Mas e a Cardano, onde fica nesta história? A ADA acredita que seu livro destruído não pode falhar, porque inúmeras vidas, fortunas e futuros dependerão deles. Porém, construir algo sólido e seguro leva tempo.
Por exemplo, até agora os desenvolvedores da ADA reconstruíram sua base de código três vezes do zero. Redesigns tornam difícil para os provedores de carteira integrar a ADA em seus sistemas – o que é um grande motivo para não ser fácil de encontrar muitas carteiras compatíveis com a Cardano.
Além disso, o trabalho ainda está em um estágio tão inicial que os desenvolvedores continuam a controlar todos os nós da rede.
Em poucas palavras, o progresso continua lento, mesmo com o comprometimento que a ADA tem com sua visão.
Mas e quais são os motivos que podem acarretar no sucesso da Cardano?
Segundo os argumentos do perfil @cardanians.io, a plataforma possui fatores fundamentais para que possa ter um futuro vencedor como sustentabilidade, escalabilidade e interoperabilidade.
Sustentabilidade é fundamental para a Cardano., pois permite que os usuários escolham como pagarão pela manutenção da rede. A Cardano é descentralizada e os usuários podem sugerir melhorias que serão votadas pela comunidade democraticamente.
Escalabilidade resolve o problema mais crítico de todos os tempos. Se as pessoas adotarem um protocolo, ele deverá ser escalonado para poder atender a todas as pessoas que desejam usá-lo em determinado momento.
As condições de uso devem ser as mesmas o tempo todo. E a Cardano funciona desta forma.
Interoperabilidade significa que a Cardano poderá se conectar aos sistemas financeiros existentes. Assim, Cardano poderia adotar milhões de pessoas em poucos anos. É uma maneira também da plataforma substituir lentamente todos os sistemas antigos.
Independência é mais um dos propósitos da Cardano. Com o a combinação do projeto Atala, a criptomoeda quer resolver o problema de intermediário que ganham a maior parte do preço final de um produto desenvolvido por alguém que trabalhou pesado.
Há mais inúmeras razões que são argumentadas como formas de justificativas para dizer que a Cardano poderá ser uma grande criptomoeda no futuro. Se isso acontecerá mesmo, apenas o tempo dirá.