A chefe do Banco Central da Rússia disse que a instituição poderia um dia lançar sua própria criptomoeda (Moeda Digital do Banco Central ou CBDC).
A presidente Elvira Nabiullina disse em uma conferência estudantil que, embora esse projeto “não possa ser realizado imediatamente”, vários bancos centrais, incluindo o Banco da Rússia, estão investigando a possibilidade, informou a TASS no sábado.
A chave para a utilidade de uma moeda digital do Banco Central (CBDC), disse ela, é que a tecnologia deve garantir “confiabilidade e continuidade”.
Elaborando sobre a questão, Nabilullina acrescentou que tal projeto requer tecnologias sustentáveis e seguras que garantam o funcionamento estável e livre de interrupções do sistema.
“As tecnologias devem ser maduras e as tecnologias de contabilidade distribuída não são exceção aqui.”, disse ela.
A sociedade está pronta?
A disposição da sociedade de mudar de fiat para formas digitais de dinheiro é outro aspecto a ser considerado. Nesta fase, a resposta a esta pergunta não é evidente, pois o dinheiro continua sendo o tipo de moeda preferido em muitos países, segundo Nabiullina.
“Estamos prontos, como sociedade, a recusar dinheiro?”, questionou ela.
Enquanto algumas nações estão se adaptando a não usar fiat, outras ainda gostam de dinheiro físico, disse ela – não tanto por razões ilícitas, mas porque valorizam a privacidade e o anonimato.
“Isso não é porque elas [criptomoedas] estão envolvidos em algumas atividades ilegais. As pessoas valorizam sua privacidade e anonimato. Certamente, a disseminação de moedas digitais não anônimas significa que a sociedade deve estar pronta para elas.”
Ceticismo da Russia
Com uma tradição de ser cética em relação às criptomoedas, as autoridades russas suavizaram-se em relação à tecnologia mais recentemente. No mês passado, Nabiullina disse que o Banco Central consideraria o uso de uma criptomoeda com apoio do ouro para facilitar os acordos internacionais.
Também relatada pela TASS, ela disse na época que o Banco da Rússia iria rever uma proposta para o desenvolvimento da criptomoeda. Nabiullina acrescentou, no entanto, que os sistemas de liquidação de moeda fiduciária dentro da União Econômica Eurasiática estão melhorando e já têm “boa dinâmica”.
A Duma, a câmara legislativa mais baixa da Rússia, também está se movendo em direção à aprovação da legislação sobre criptomoeda, apesar de parecer improvável que um cronograma de conclusão da sessão de primavera esteja sendo cumprido.