Os investidores parecem estar tratando o Bitcoin como um ativo de risco semelhante ao ouro, dado que o volume de comércio de criptomoedas aumentou durante o conflito.
Houve um aumento de 284% nas negociações de Bitcoin entre 19 de maio de 2019 e 19 de agosto de 2019, em comparação com o período entre 22 de março e 22 de junho de 2018, imediatamente antes da guerra comercial, de acordo com dados da eToro.
O ouro – um ativo popular para se manter em tempos de incerteza – cresceu menos 73% no mesmo período.
As negociações de Bitcoin mais do que dobraram durante certos momentos importantes da guerra comercial, mostraram os dados – geralmente depois que as tensões se acalmavam.
Três exemplos deste ano, destacados pela eToro, foram:
13 de maio – Depois que a China revidou contra os EUA anunciando uma alta tarifária de US $ 60 bilhões em produtos americanos, o número de novas posições de ouro na plataforma da eToro subiu 108% em relação ao dia anterior. O número de novas posições de Bitcoin subiu 139% também.
25 de junho – Relatos de que os EUA estavam se preparando para adiar tarifas extras sobre produtos chineses na reunião entre Donald Trump e Xi Jinping tiveram um efeito semelhante. As posições de ouro subiram 26% em relação ao dia anterior, enquanto as posições de Bitcoin aumentaram 40%.
13 de agosto – Depois que os EUA adiaram a imposição de tarifas sobre vários produtos chineses – citando saúde, segurança nacional e outras preocupações – as novas posições de Bitcoin subiram 123%, mais que o dobro do aumento de 60% nas posições de ouro.
O número de posições em aberto tanto em bitcoin como em ouro aumentou à medida que a guerra comercial EUA-China se intensificava e as duas maiores economias do mundo aplicaram tarifas sobre as mercadorias umas das outras, disse Simon Peters, analista da eToro ao Markets Insider.
De especulativo para reserva de valor
“A escassez, a utilidade e o valor intrínseco do ouro não são afetados pelas decisões da taxa de juros dos bancos centrais. Como resultado, o metal historicamente serviu como um refúgio para os investidores em tempos de turbulência econômica e política.”, acrescentou Peters. “O Bitcoin, em comparação, compartilha características semelhantes ao ouro, já que só haverá uma quantidade finita (21 milhões), é descentralizado, seu preço não é afetado pela inflação e tem o benefício adicional sobre o ouro de menor armazenamento custos.”
O Bitcoin continua sendo um ativo mais volátil do que o ouro e enfrenta riscos adicionais, disse Peters. No entanto, os investidores parecem ver um refúgio na criptomoeda.
“A extrema volatilidade dos preços, hacks e alegações de manipulação de preços ainda pesam sobre sua reputação.”, disse Peters. “No entanto, a correlação com o ouro na plataforma da eToro pode ser um sinal de que a percepção geral do Bitcoin está mudando gradualmente de especulativo para uma reserva de valor de menor risco.”