Se você se dedica tanto a estudar e a elaborar as melhores estratégias para investir, por que não utilizar as melhores carteiras de criptomoedas para zelar pelos seu dinheiro aplicado?
Quando começamos a investir em criptomoedas é natural que deixemos o saldo em alguma corretora de nossa confiança. As corretoras de criptomoedas certamente são ambientes seguros para aplicarmos nosso dinheiro, mas quando o volume aplicado aumenta, aumenta também a nossa sensação de insegurança.
Afinal, seja em nossa máquina, acesso ou mesmo na própria corretora, se algo inesperado acontecer o prejuízo tenderá a ser muito maior e muito mais complicado de se corrigir.
Assim, foi nesse cenário que as carteiras de criptomoedas surgiram, como uma proposta de deixar que cada investidor possa tomar conta dos seus recursos financeiros de maneira totalmente independente.
Sob nossa custódia, conseguimos manter nosso saldo de criptomoedas sempre em um lugar confiável. Seja uma hot wallet, seja uma hard wallet, contar com uma das melhores carteiras de criptomoedas é, portanto, aumentar a confiabilidade da nossa aplicação financeira.
Mas quais são as melhores carteiras de criptomoedas, afinal? Em qual podemos confiar e quais são as que representam maior nível de confiança para o investidor? Veja!
OneKey
Trezor
Ledger
Exodus
MetaMask
Trust
O que são carteiras de criptomoedas?
As carteiras de criptomoedas são dispositivos físicos (hard wallets) ou digitais (cold wallets) que servem para armazenar criptomoedas. Embora as corretoras de criptomoedas contem com carteiras específicas e próprias para cada usuário, ter uma carteira de criptomoedas independente é uma saída para quem deseja ter maior controle sob seus investimentos.
Na prática, quando adotamos o uso de uma carteira de criptomoedas independente de uma corretora, passamos a ter total controle dos nossos investimentos e recursos financeiros. Com isso, então, ao invés de deixarmos sob a custódia de um terceiro todas as nossas aplicações, mantemos nossos recursos investidos sob nosso olhar atento.
As carteiras de criptomoedas podem ser de dois tipos: hot wallets ou cold wallets. Enquanto uma é totalmente online, a outra se apresenta em forma de dispositivo físico e, por isso, recebe também o nome de hard wallet. Veja o que é cada uma delas:
Hot wallets
As hot wallets se apresentam em forma de programas para o computador, extensão para navegador ou, ainda, aplicativo para seu smartphone.
Por meio das hot wallets o usuário pode controlar totalmente os seus recursos financeiros em forma de criptomoedas por meio de uma interface totalmente digital.
Para que um investidor possa cuidar das suas criptomoedas, as hot wallets permitem fazer depósito ou saque, bem como oferecem plataformas específicas de staking, por exemplo.
Esse tipo de carteira é totalmente digital, o que exige do investidor alguns cuidados, como:
- Reforço de cibersegurança;
- Cuidados com o arquivo instalador baixado;
- Zelo por suas senhas de recuperação;
- Atenção com o próprio dispositivo em que a carteira foi instalada.
Atualmente, se destacam no mercado de hot wallets a MetaMask, Trust, Ronin Wallet e Exodus Wallet.
Cold wallets ou hard wallets
As cold wallets ou hard wallets são as carteiras de criptomoedas que se apresentam em um formato físico. Muitas vezes são parecidas com um pendrive e não têm qualquer tipo de conexão com a Internet.
Esses dispositivos têm valores que podem superar a casa de R$ 2 mil, como a OneKey Pro, sobretudo por conta dos seus recursos tecnológicos como tela, suporte a diferentes tipos de blockchain e até mesmo por conta do material em que são construídos.
Um dispositivo básico, como o Trezor Model One, no entanto, pode ser encontrado a partir de R$ 330 e já oferece todos os recursos essenciais para esse tipo de wallet.
Nesse modelo de wallet encontramos:
- Botões seletores – físicos ou digitais;
- Tela em que se observa a chave da wallet;
- Mecanismos para inserir um PIN e validar a transação desejada.
Uma hard wallet geralmente acompanha um software ou aplicativo por meio do qual o cliente irá administrar e visualizar suas criptomoedas.
No mercado, as hard wallets mais utilizadas são a OneKey, Trezor e Ledger.
Vantagens e desvantagens de usar carteiras de criptomoedas
Como em qualquer coisa relacionada ao mercado de criptomoedas, até mesmo as melhores carteiras de criptomoedas têm vantagens e desvantagens.
O primeiro ponto que chama a atenção e que é, muitas vezes, o fator decisório para a compra ou download de uma carteira de criptomoedas é o fato de que passamos a ter o total controle sobre nossos investimentos, retirando-os da custódia de uma corretora.
No entanto, isso, embora pareça à primeira vista uma vantagem, também pode ser lido como uma desvantagem. Isso porque, estando sob nossa total custódia, está também sob nossa responsabilidade os cuidados com a operação da carteira, sobretudo em relação à sua segurança.
Veja, então, ponto a ponto, o que considerar na hora de optar pelas melhores carteiras de criptomoedas e deixar a corretora apenas para suas transações e investimentos:
Segurança
A segurança é, sempre, o primeiro grande motivador para que escolhamos transferir nosso saldo ocioso para as melhores carteiras de criptomoedas, retirando-o das corretoras.
De um lado temos a segurança de ter as criptomoedas sempre sob nossa custódia. Assim, sabemos sempre qual o saldo que há em cada uma delas e quais são os mecanismos de utilização que permitem que desfrutemos de total segurança na operação das nossas criptos.
Do outro lado, no entanto, sabemos que a única barreira que há entre a segurança das nossas criptos e a perda do nosso investimento é, justamente, a forma como navegamos na Internet. Muitas vezes, basta que um arquivo malicioso chegue até nosso equipamento para, uma vez infectado, que percamos tudo o que investimos.
Assim, é fundamental que ao migrar o saldo de uma corretora para uma cold ou hot wallet todos os cuidados com a sua cibersegurança sejam mantidos e até mesmo redobrados.
Isso porque qualquer descuido pode ser realmente fatal e levar todos os seus investimentos para as mãos de um criminoso digital.
Confiabilidade
Par e passo com a segurança está a confiabilidade. Isso porque as corretoras nem sempre estão caminhando da melhor maneira com órgãos reguladores, o que pode nos levar a um ambiente em que, bastando um momento de má gestão, nossos fundos sejam utilizados de forma irresponsável, como aconteceu com a FTX, por exemplo.
Por outro lado, a confiança em uma hot ou cold wallet depende exclusivamente da forma como a carteira foi programada e se não há qualquer tipo de brecha em seu código que nos coloque em uma situação vulnerável.
Para que essas situações de risco possam ser minimizadas, no entanto, as empresas que produzem hard e hot wallets se comprometem de forma cada vez mais intensa com programas que convidam a comunidade a testar seus códigos, que são sempre abertos.
Esse tipo de mecanismo permite que qualquer pessoa possa identificar vulnerabilidades que fazem da carteira mais frágil e, assim, sua estrutura se torne mais confiável.
Organização do investidor
A organização do investidor também é outro ponto que sobrepesa a decisão por adotar uma das melhores carteiras de criptomoedas.
Isso porque é possível ter na corretora de criptomoedas um saldo para investimentos e outras opções, como trading, enquanto na wallet, cold ou hot, um saldo de reserva, em que o investidor não irá dispor.
No entanto, quando esses saldos são mal dimensionados, temos como reflexo as taxas de transferência de uma carteira para a corretora e, ao mesmo tempo, temos a demora no procedimento de envio, o que pode fazer com que aquela oportunidade perfeita de trading se perca.
Portanto, dimensionar de forma correta seus investimentos é um passo fundamental para que não se perca nem tempo, nem oportunidade e nem dinheiro.
Deixar criptomoedas em corretora ou usar carteiras de criptomoedas?
Se você já se perguntou qual é a melhor opção para quem investe, deve saber, antes de mais nada, que não há uma resposta única e tampouco que se aplique a qualquer caso, pois essa decisão sempre irá depender do seu perfil de uso e de investidor.
Para algumas pessoas as carteiras de criptomoedas são sempre a melhor saída para armazenar criptomoedas ociosas, sobretudo quando não se tem por hábito fazer outras movimentações, como trading, por exemplo.
Já, para outras pessoas, manter as criptomoedas diretamente na corretora vai fazer mesmo diferença por tornar os processos de investir mais ágeis e por permitir sempre aproveitar as melhores oportunidades para lucrar mais.
Portanto, a resposta irá depender muito mais da sua forma de investir, do seu perfil de investidor e, ainda, das suas expectativas em relação aos investimentos do que, necessariamente, de termos técnicos que definam qual é o dispositivo que irá oferecer maior nível de segurança ou mesmo de confiabilidade.
As melhores carteiras de criptomoedas do mercado
Quer saber tudo sobre as melhores carteiras de criptomoedas do mercado, quais são as vantagens de cada uma e quais são aquelas que melhor atendem às suas necessidades de investidor.
Para escolher uma entre as carteiras disponíveis no mercado, conheça, agora, as melhores hard wallets e hot wallets!
OneKey
Em um mundo em que as ameaças digitais são cada vez mais complexas, muitas vezes difíceis de distinguir, existem algumas empresas que são a fronteira entre nossos investimentos se mantendo rentáveis e em segurança e a perda de tudo aquilo que lutamos para conseguir. E uma dessas empresas é a OneKey.
Fornecemos carteiras de software simples e eficientes, bem como imbatíveis e seguras carteiras de hardware.
A OneKey é uma empresa com sede no Japão e foi uma das pioneiras do mercado de hard wallets. Prezando sempre por segurança acima de qualquer outra coisa, a OneKey oferece dispositivos robustos, que já foram testados por mais de um milhão de usuários em todo o mundo.
Seja para manter seguros, seja para negociar suas criptomoedas e NFTs, a OneKey oferece dispositivos simples, com funcionalidades fáceis de compreender e com ferramentas de suporte que facilitam e muito a vida de quem investe.
Hoje, a OneKey conta com três opções de hard wallets que chegaram para tornar mais segura, mais simples e mais eficiente a vida de qualquer investidor:
- Classic 1S – Com conexão bluetooth, permite que o investidor acesse sua carteira de qualquer lugar, sendo dispositivo mobile ou desktop;
- Touch – Com tela truecolor e multi-touch, é a wallet perfeita para quem investe em NFTs. É possível visualizar com riqueza de detalhes todos os produtos;
- Pro – Com quatro chips Secure Elements, todos certificados com EAL 6+, câmera para leitura de QRCodes, leitor de impressão digital e tela touch colorida.
Trezor
A Trezor é uma das marcas mais conceituadas quando se trata do desenvolvimento de hard wallets e iniciou sua operação ainda em 2013, logo quando o Bitcoin dava seus primeiros sinais de que seria uma marca do futuro das finanças.
Em 2013, nossos fundadores visionários criaram a primeira carteira de hardware. Na última década, inovação e dedicação implacáveis nos levaram a alturas incríveis, agora atendendo a mais de 2 milhões de usuários no mundo todo. Nosso sucesso é impulsionado por uma equipe de mais de 150 funcionários excepcionais.
Com absoluto foco em fortalecer barreiras de segurança para quem investe em criptomoedas, a Trezor oferece mais tranquilidade para quem investe, sobretudo por conta das suas fortes barreiras contra qualquer tipo de atividade indesejada envolvendo seu dispositivo.
Quando se trata da usabilidade dos dispositivos Trezor, a empresa realmente foca suas energias para desenvolver produtos simples, de uso intuitivo, fácil de aprender e de utilizar em seu dia a dia.
Hoje, a empresa conta com quatro modelos de hard wallet:
- 5 – Tela sensível ao toque com proteção Gorilla Glass para navegar de forma ainda mais simples;
- 3 – Botões sensíveis e rápidos em resposta, com tela OLED na medida perfeita para seu uso;
- One – Modelo clássico, no mercado há mais de dez anos e com usuários fiéis em todos os lugares. Simples e direta ao ponto;
- T – Com tela touch screen, é um modelo que conta com todas as facilidades das wallets anteriores, mas com tela colorida.
Ledger
A Ledger iniciou suas atividades logo junto com a Trezor, em 2014, aproveitando o mercado aquecido que voltava sua atenção constantemente para os picos de valorização do Bitcoin e sua promessa de ser o futuro da economia.
Mas, muito mais que ofertar apenas uma plataforma para que pessoas de todo o mundo guardassem em segurança suas criptomoedas, a Ledger mirou também no futuro.
Nosso objetivo é garantir a segurança da nova e disruptiva classe de criptomoedas graças a nossos dispositivos (6 milhões de unidades vendidas) e nosso aplicativo Ledger Live. Tem ativos digitais? Tenha Ledger. Quer gerenciá-los? Use o aplicativo Ledger Live. Quer gerenciar ativos digitais em escala? Use Ledger Enterprise.
Para oferecer o combo completo entre segurança e confiança, a Ledger mergulhou fundo e, hoje, quando falamos que as hard wallets parecem pendrives, muito se deve ao design icônico que a marca adotou para seus produtos.
Hoje, no mercado, contamos com os seguintes modelos de wallets Ledger:
- Stax – Com tela curva, dobrável e do tipo e-ink, tem conexão bluetooth e NFC;
- Nano S Plus – Um equipamento essencial, que emula perfeitamente a visão de um pendrive – mas que esconde um chipset com certificação EAL 6+;
- Flex – Com tela touch e e-ink, tenha uma bateria inigualável e exiba seus NFTs para decorá-la;
- Nano X – Pensada para dispositivos móveis, conta com chipset certificado com EAL 5+.
Exodus
A Exodus Wallet é uma carteira de criptomoedas online, também chamada de hot wallet. Opera em diferentes redes, como Ethereum e Bitcoin, formando, com isso, uma carta de suporte de mais de 300 criptomoedas.
O processo de instalação e de utilização da Exodus é dos mais simples. Basta acessar o site da wallet e baixar o arquivo que você deseja de acordo com o suporte que você deseja ter.
A wallet está disponível para navegadores – Chrome e Firefox –, para desktop com sistemas operacionais Windows, macOS ou Linux e, ainda, para smartphones com sistemas operacionais iOS ou Android.
Dentre as hot wallets, a Exodus é aquela que tem um suporte mais avançado para quem deseja combinar o uso de hot e cold wallets, pois oferece sincronização com a carteiras da Trezor.
MetaMask
A MetaMask é uma carteira do tipo hot wallet, ou seja, com conexão total à Internet e que se tornou muito popular devido aos seus altos níveis de segurança e, sobretudo, facilidade em relação ao uso.
É possível instalar a MetaMask diretamente em seu navegador – seja Firefox ou Chrome –, utilizá-la em seu smartphone iOS ou Android ou, ainda, baixa-la enquanto programa para utilizar em seu computador – macOS, Windows ou Linux.
A hot wallet oferece total suporte para NFTs, tokens e criptomoedas nativas da Ethereum, e, portanto, não suporta Bitcoin – pelo menos por enquanto, embora alguns rumores consistentes de que a carteira passará a oferecer suporte para a cripto circulem em redes.
O uso da MetaMask é totalmente gratuito, embora as taxas de gas pagas à rede possam ser, de vez em quando, desestimulantes e a carteira não conte com qualquer possibilidade de recuperação. Portanto, uma vez perdida a senha, o acesso à wallet será impossível, o que exige cuidado redobrado por parte do investidor.
Trust Wallet
A Trust Wallet é também uma carteira 100% online, chamada de hot wallet e se tornou oficialmente um produto da Binance. Isso quer dizer que além das auditorias constantes às quais a carteira é submetida ciclicamente, a maior corretora de criptomoedas também oferece total apoio a quem a utiliza.
Por meio do Binance Pay, o cliente pode transferir seus fundos da corretora para a Trust sem qualquer tipo de taxa, de maneira rápida e descomplicada.
A Trust está disponível para navegadores, enquanto extensão, para dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS ou Android. Seu download é gratuito e seu processo de instalação é dos mais simples. Basta que o cliente escolha o equipamento de maneira correta e baixe seus instaladores para aproveitar todos os benefícios da wallet.
Além de ser uma excelente maneira de preservar seus ativos em segurança, a Trust também conta com ferramenta de staking, o que é ideal para dar um destino mais rentável às suas criptos ociosas.
Cuidados ao utilizar uma carteira de criptomoedas
Quando se trata do nosso dinheiro, todo e qualquer cuidado merece ser tomado, sobretudo para que seja evitada a perda ou mesmo o roubo das nossas criptomoedas.
Portanto, seja uma hot wallet, seja uma cold wallet, é fundamental ter atenção e total cuidado no momento em que navegamos na Internet para não cairmos em phishing ou mesmo para que não tenhamos contato com malwares.
Com esses cuidados, é possível desfrutar de segurança e de todos os recursos de confiabilidade que as melhores carteiras de criptomoedas oferecem.
Ainda, no entanto, sobretudo ao utilizar hot wallets, é essencial que o investidor também redobre sua atenção no momento de baixar e de instalar os arquivos que permitirão o acesso à wallet e aos seus investimentos.
Isso porque é fundamental que sejam baixados diretamente do site da desenvolvedora, sem encurtar caminhos ou, ainda, sem correr risco de baixar um arquivo infectado.
Dessa maneira, é possível ter mais tranquilidade ao utilizar a sua wallet e desfrutar do que seus investimentos podem realmente proporcionar!
Conclusão
As carteiras de criptomoedas podem se apresentar de duas formas: com zero conexão com a Internet e totalmente virtual. Seja de uma maneira, seja de outra, as melhores wallets do mercado compartilham alguns pontos entre si:
- Comunidades sólidas;
- Programas de testagem de código;
- Baixo índice de vulnerabilidade.
Assim, ter isso em mente sempre nos oferece mais segurança e tranquilidade ao retirar nossos investimentos de exchanges e deixá-los apenas em nossas wallets, que merecem ter, obviamente, especial cuidado em relação à segurança da nossa navegação.
Aqui no BitNotícias você sempre sabe antes de tudo o que importa no mundo dos investimentos em criptomoedas. Acompanhe nosso feed para se manter atualizado e em dia com seu bolso!