Praticamente três meses após iniciar a fase de testes do yuan digital em quatro cidades pré-selecionadas, o governo chinês anunciou uma nova grande expansão. De fato, o yuan digital deverá ser liberado para testes em novas regiões, de acordo com um relatório publicado pelo Wall Street Journal nesta sexta-feira.
O Ministério do Comércio da China comunicou nesta manhã que sua DC/EP, moeda digital para pagamento eletrônico, será levada para novas regiões. Assim, o yuan digital poderá ser usado na província de Guangdong e nas cidades de Pequim, Tianjin, Hong Kong e Macau.
Além disso, o ministério também informou que outras regiões menos desenvolvidas poderão participar futuramente. Contudo, o departamento federal informou que para isso, essas regiões mais pobres deverão atender a requisitos específicos, sem divulgá-los. Apesar de também não estipular uma data específica para o começo dos novos testes, o ministério espera que o projeto esteja concluído até o final deste ano.
Vale destacar que o yuan digital já está atualmente sendo testado em algumas cidades do país. Inclusive, o projeto já conta com um aplicativo de carteira oficial, disponível em cidades como Shenzhen, Chengdu, Suzhou and Xiongan.
Além disso, o projeto conta com várias empresas que atuam como parceiros, promovendo ainda mais o desenvolvimento da moeda digital. Fazem parte do projeto várias empresas de propriedade da Tencent, bem como grandes varejistas e startups, como Meituan-Dianping, Bilibili e Didi Chuxing.