Pablo Granier é um trader e entusiasta do Bitcoin e da Cripto-economia.
Pablo começou seus trabalhos em 2016 após o 2º Halving do Bitcoin, vindo de uma formação na área de finanças e trading em mercados tradicionais.
No final de 2018, Pablo Granier e seu irmão, Gustavo Granier, fundaram o Canal Investidor Moderno.
Ao perceber que o criptomercado tinha um comportamento peculiar para ser operado, o que exigiria o desenvolvimento de um novo Trade System, Pablo e sua equipe se empenharam em desenvolver novos estudos e desenvolver novas técnicas de trading.
Tomando isso como desafio, tornou-se pioneiro no desenvolvimento da Escola da Análise de Sentimento de mercado, aplicada aos criptoativos.
Pablo Granier se disponibilizou a nos ajudar a desmistificar o amplo conceito das análises de sentimento, e a entrevista exclusiva com o Mestre do “sentimento cripto” você só lê aqui, no Portal Bitnotícias.
Pablo, em suas análises gráficas você inclui indicadores e técnicas diferenciadas de análise. O trade fica mais claro com mais indicadores de movimento?
Sim, o mercado, especialmente o de cripto, começa a fazer muito mais sentido quando introduzimos a “Análise de Sentimento”.
Muitos movimentos antes inexplicáveis pela análise técnica passam a ser compreendidos e, mais que isso, se transformam em oportunidades.
Você realiza uma análise de sentimento do mercado, uma especialidade ainda pouco dominada pelos traders. Como isso funciona?
Uma análise de sentimento se assemelha à análise técnica no objetivo: o de encontrar as oportunidades gráficas que permitam ter uma boa relação risco/retorno e ter as probabilidades a seu lado, na hora dos trades.
O que diferencia a análise de sentimento é a maneira com a qual ela chega a isso.
Na análise técnica seguimos tendências e indicadores.
Na análise de sentimento utilizamos gráficos e indicadores que nos permitem enxergar o comportamento e movimento das Instituições (as famosas baleias), geralmente não correlacionado ao dos pequenos investidores (as sardinhas).
Nosso foco é operar como as Instituições, cuja estratégia é baseada na busca por liquidez, uma vez que mover grandes capitais não seria possível sem a correspondente liquidez disponível no sentido oposto.
Para captar essa liquidez elas necessitam interpretar e, eventualmente, manipular o mercado de forma que outros players de mercado e, especialmente as sardinhas, cometam erros.
Não se trata de um complô entre baleias e sardinhas, como as pessoas pensam
Trata-se de um mercado competitivo em busca de onde está a liquidez
Pablo Granier
A partir deste conhecimento temos a nossa oportunidade de trade, operando nos movimentos das Instituições, tipicamente contra a maioria dos traders.
As duas análises conseguem funcionar juntas: Análise de Sentimento e Análise Técnica?
Não apenas trabalham juntas, como se complementam. O ideal é buscar as confluências entre elas para aumentar a probabilidade de sucesso.
O trading tradicional prioritariamente se baseia nos dados passados para contar uma história que contextualiza e identifica pontos importantes no gráfico.
Enquanto isso, a análise de sentimento nos permite entender melhor o que está acontecendo no presente, servindo de “gatilho” para a operação, gerando confirmação à analise técnica.
A análise de sentimento é aplicada aos demais mercados de renda variável ou apenas ao mercado das criptomoedas?
Pode ser aplicada a todos os mercados. Porém, em mercados desregulamentados, como o criptomercado, ela se faz mais relevante e importante porque a atuação de Instituições (baleias) não é coibida, evidenciando as estratégias de manipulação.
Um bom exemplo disso é a prática do Spoofing, muito comum no criptomercado, onde muitas Instituições colocam grandes ordens no book de ofertas para influenciar a real oferta e demanda do mercado.
Nos mercados tradicionais essa é uma prática que pode gerar processos e penalidades aos players envolvidos.
Este exemplo abre espaço para importantes indicadores presentes na análise de sentimento, e que utilizamos no nosso dia-a-dia.
Em outras palavras, entendendo e identificando tais estratégias, transformamos manipulações em oportunidades.
Para o mercado de criptoativos e o Bitcoin, a análise de sentimento está indicando alta infinita?
Grande parte da análise de sentimento é identificar o medo ou a ganância no mercado, para se comportar de maneira inversa ao sentimento geral.
Assim, temos indicadores que funcionam muito bem para os “position trades” (aqueles investidores que pretendem segurar o Bitcoin por meses) ou para os holders que pretendem guardá-los por anos.
A “sacada” é orientar-se pela análise de sentimento para ter consciência de estar entrando com uma melhor relação risco/rentabilidade, fazendo as compras nos períodos de medo e as vendas nos períodos de ganância.
A “alta infinita” deixamos para os fundamentalistas (risos)!
Recentemente a Fintech Coti lançou um índice de medo para o mercado cripto, o CVIX, semelhante ao S&PVIX da Bolsa de Valores americana. Estes indicadores podem ajudar nas tomadas de decisão de um investimento?
Sim, e este novo indicador não está sozinho. Existem muitos indicadores de sentimento que visam justamente identificar o medo nos mercados para se tirar proveito dele, pois pessoas com medo cometem erros.
É só olhar a história do Bitcoin, os momentos de maior medo foram os pontos de maior acumulação por parte das Instituições.
Todo novo indicador que tem esse conceito em mente agrega muito para o investidor posicionar-se.
No final de 2019 seu Canal (Investidor Moderno) trouxe um Curso inteiro sobre arbitragem em criptomoedas. Como funciona este conceito de investimento?
A arbitragem é diferente do trading. Ela não utiliza dados passados ou indicadores para a tomada de decisão.
Sua busca é pela distorção do preço de um mesmo ativo em dois mercados distintos, não importando em nenhum momento a tendência do valor do ativo.
O que importa é somente a diferença do preço nas duas pontas, no exato momento em que eles ocorrem, sendo que, esta distorção, deve ser suficiente para pagar as taxas das transações e garantir o lucro.
O mercado de arbitragem aplicado aos criptoativos está mais ou menos aquecido em comparação com os anos anteriores?
Os players de arbitragem atuam contribuindo para o amadurecimento de um mercado, equalizando os preços de um mesmo ativo. Em outras palavras, corrigem as imperfeições do mercado.
Quanto mais competitivas e profissionais são as tecnologias e know-how de arbitragens aplicadas, mais maduro é o mercado
Pablo Granier
E sim, o criptomercado vem evoluindo muito neste sentido.
Em 2016 e 2017 atuamos manualmente com a arbitragem, com ganhos visíveis, em um mercado incipiente.
Hoje, existe uma predominância de robôs com capacidade de abrir e fechar uma operação dentro do mesmo segundo, aceitando ganhos mínimos da distorção dos preços como 0,2% ou até menos, tornando a arbitragem manual coisa do passado.
A Investidor Moderno aproveitou a especialidade e conhecimento dos anos 2016/2017 e desenvolveu o próprio robô, um tema fascinante, mas que é palco para uma outra longa conversa técnica e ética.
Muitas exchanges utilizaram o conceito da arbitragem para prometerem lucros exorbitantes. E assim, algumas deram golpes. Como analisar a ética deste mercado?
Sim, a arbitragem não é um giro infinito de ganhos.
O grande desafio da arbitragem é a escalabilidade. Quanto mais maduro o mercado, mais capital e tecnologia estão atuando na disputa das mesmas oportunidades e liquidez.
Não existe liquidez infinita que abasteça qualquer quantidade de capital.
Então, muitas empresas se valeram do fascínio das pessoas, vendendo um conceito poético da arbitragem e prometendo ganhos sem limites.
O que a Investidor Moderno espera no futuro para os criptoativos e para a tecnologia blockchain?
Os criptoativos e a blockchain vão elevar os conceitos de competição e livre mercado a um nível nunca antes imaginado, começando pela quebra do monopólio do dinheiro FIAT.
Conheça a Investidor Moderno
A Investidor Moderno é uma empresa de educação financeira voltada à cripto-economia.
Paralelamente, o grupo fundou a BeloTrade, uma plataforma de streaming de trading profissional, onde diariamente operam o criptomercado com uma equipe de 8 pessoas seguindo um mesmo trade system.
A Investidor Moderno acompanha de perto a movimentação dos principais ativos, e disparam sinais de trading quando acontece o gatilho de entrada.
Tudo isto segue uma fundamentação ao vivo no que chamamos de “Live Trading”.
E é neste sentido que lançaram este produto ao publico, onde a BeloTrade amplia o conceito de “Curso” para “Projeto”.
Não apenas, também ampliam o conceito de sinais para a fundamentação de oportunidades.
Com isso, o cliente ou aluno tem a parte teórica, mentorias, e um estágio de 45 dias na BeloTrade, operando e interagindo com os traders profissionais.
No projeto, aprenderão sobre gerenciamento de risco e proteção de capital na prática, até estratégias exclusivas, enquanto rentabilizam o seu capital.
O leitor pode conhecer o projeto BeloTrade acessando aqui.
Entenda o Projeto do Portal Bitnotícias: Papo Reto com o Especialista
#1 – Papo Reto com Caio Vicentino – Tudo sobre DeFi