Um mercado que vem crescendo exponencialmente no mundo blockchain é o de tokens não fungíveis (NFT).
NTFs são ativos indivisíveis, únicos, autenticados através de contratos inteligentes, e que são provenientes da tokenização de algo.
Qualquer pessoa pode através da blockchain tokenizar um objeto, um pertence, uma posse, uma criação digital, uma música, uma arte, entre outros.
No caso dos arquivos e criações digitais, o mundo tem experimentado tokenizar peças criadas por artistas, e muita gente renomada já está neste meio.
Você conhece o argentino Jose Delbo?
Provavelmente, por nome, não!
Mas as suas criações, obras, e empresas pelas quais ele já passou, sim.
A DC Comics, Gold Key, e Marvel Comics foram empresas pelas quais Delbo criou a arte das revistas e quadrinhos do Super Homem, Batman, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Billy The Kid, e Transformers, entre outros.
Agora, Delbo está na MarkersPlace, e já possui diversas criações. Algumas estão disponibilizadas por lá.
A MarkersPlace é a empresa que disponibiliza criações digitais em NFTs.
São peças únicas, de criação digital autêntica, assinada e emitida pelo seu criador.
Da realidade ao mundo virtual descentralizado, muitos artistas têm optado por oferecer seus NFTs na MarkersPlace, que utiliza outras plataformas de realidade virtual para ofercer seus NFTs.
É o caso da Decentraland, por exemplo, onde leilões são realizados e parte destes NFTs são comercializados.
Este tipo de divulgação abre portas para os artistas divulgares as suas criações de forma descentralizada, sem esperar que editoras conhecida os façam.
Além do aspecto especulativo que as edições raras ou limitadas de criações como itens colecionáveis e certos quadrinhos podem representar, outras diversas possibilidades de uso do mundo podem ser pleiteadas com os NFTs?
Tanto no aspecto de marketing, quanto na comprovação da autenticidade de edições e quadrinhos, este novo mundo traz possibilidades e segurança para evitar falsificações no metaverso criado na tecnologia blockchain.
Cada criação digital usando a tecnologia blockchain pode garantir que apenas um número limitado de edições autênticas possam ser adquiridas, garantindo a escassez e a exclusividade de uma criação digital.
Para entender um pouco mais sobre este tipo de obra e essa expansiva tecnologia de NFTs recomendamos ao leitor uma série de artigos onde os usuários poderão conhecer melhor sobre artigos colecionáveis e como o mundo está se vertendo a eles.
Boa diversão!