As gigantes financeiras BlackRock (BLK) e VanEck, ambas entre as 13 empresas que buscam lançar fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin spot (à vista) nos Estados Unidos, apresentaram documentos atualizados ao regulador nesta terça-feira (09).
Os registros indicam que essas duas empresas foram algumas das emissores prospectivas que receberam comentários da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) nas últimas 24 horas.
De acordo com fontes próximas ao caso, a SEC enviou comentários para um grupo de emissores em potencial de ETFs de Bitcoin à vista horas depois de essas empresas registrarem documentos detalhando as taxas de seus produtos propostos na segunda-feira.
SEC interage com propositores de ETFs de Bitcoin
A mais recente atualização nos documentos, apresentada nesta terça-feira, tem pequenas alterações. Os ajustem incluem, por exemplo, questões como a mitigação de danos aos acionistas em caso de insolvência e a prevenção de conflitos de interesse entre os participantes autorizados do ETF. Incluíram também alguns avisos para potenciais investidores sobre casos em que poderia haver problemas de liquidez.
Essa interação quase sem precedentes entre a SEC e as empresas prospectivas mostra um nível significativo de engajamento, com arquivamentos sendo ajustados em resposta aos comentários da SEC em um prazo de 24 horas.
Conforme destacou Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, o tempo de resposta de 24 horas entre o arquivamento, comentários e reapresentações mostra que todas as partes envolvidas estão “pretendendo colocar esse show na estrada o mais rápido possível.”
Há ampla expectativa de que a SEC aprove todas as solicitações nesta semana, pois enfrenta o prazo de 10 de janeiro de 2024 – quarta-feira – para uma das aplicações, apresentada por Ark e 21 Shares, e pode optar por aprovar todas ao mesmo tempo em busca de equidade no processo.