Em comentário a um documento postado pela Binance sobre vagas de emprego na empresa, o CEO da exchange, Chagpeng Zhao (CZ), disse que se o pretendente a uma vaga quiser ver seus colegas de terno, ali não era o local para trabalhar.
Em sua conta do Twitter, CZ postou a publicação intitulada ‘A Binance é o lugar certo para você? Razões para não entrar na Binance’, e fez o seguinte comentário:
‘Se você quiser ver seus colegas de terno, não entre na Binance. Aqui estão mais alguns motivos para não se juntar à Binance. E estamos contratando’.
Binance contrata, mas…
A Binance possui uma aba específica em sua página da web para vagas de emprego, onde habitualmente há vagas em aberto para contratações.
Durante este mercado de baixa dos criptoativos e das crises que ocorreram muitas empresas anunciaram demissões enquanto a Binance se manteve estável e contratando normalmente.
Agora, curiosamente a Binance publicou um documento que aborda as vagas de contratação e pelo comentário do CZ,
De acordo com a postagem, a empresa apenas possui alto desempenho porque possui uma ‘cultura única. Mas não é para todos – é preciso um certo tipo de mentalidade para prosperar aqui’.
A empresa possui mais de 8.000 funcionários de 100 nacionalidades diferentes, e disse ser ‘obsessivamente focada em entregar para nossos usuários’.
‘Não nos levamos muito a sério, mas levamos nosso trabalho a sério. Sim, sabemos que é um pouco grandioso, mas é verdade, estamos tentando aumentar a liberdade do dinheiro em todo o mundo’.
Binance
Empresa Hardcore
A Binance é uma empresa ‘hardcore’, intitulou-se. Isto porque trabalham ‘de forma colaborativa, dando liberdade a cada equipe para tomar decisões rapidamente. O que nos torna verdadeiramente únicos, talvez até estranhos em comparação com outras empresas’.
Para a empresa, um profissional deve ter adaptabilidade, responsabilidade, aprendizado contínuo, trabalho remoto eficiente, e saiba lidar com pressões diversas.
‘A verdade é que a Binance pode não ser a opção ideal para você se você não se sentir confortável’, diz o comunicado em referência ao supracitado.
Sobre adaptabilidade, a empresa escreveu que ‘ouvimos uma vez que a diferença entre aqueles que desaparecem da existência, aqueles que apenas sobrevivem e aqueles que prosperam está relacionada à sua capacidade de adaptação. Sim, somos estudantes da evolução’.
Em outra parte do texto diz que ‘não há prêmios Darwin aqui’, e que ‘dias longos e horários de trabalho estranhos são normais’.
‘Para alguns, nossa busca interminável por responsabilidade pode parecer uma cultura de culpa. Mas para Binancians que incorporam nossa cultura, prosperamos na responsabilidade porque é a única maneira de continuar melhorando em nome de nossos usuários’.
E após diversas explicações sobre como a empresa trabalha, disse que ‘se você achar que as situações de alta pressão são opressivas ou contraproducentes, nosso ambiente de trabalho não será adequado para você’.
‘Espera-se que você diga a CZ e a todos os nossos líderes seniores quando discordar ou se tiver alguma informação que eles não têm. De que outra forma podemos tomar a melhor decisão para nossos usuários? Claro, uma vez decidido, todos nós avançamos juntos como um só.
Porque trabalhar na Binance
Por fim, disse que ‘se você é o tipo de pessoa que pode prosperar em um ambiente verdadeiramente de alto desempenho, onde a busca por eficiência, priorização e foco inabalável na experiência do usuário são valorizados, então esta pode ser a experiência de trabalho mais gratificante que você poderia esperar’.
Vale lembrar que 2022 bateu o recorde de demissões no mercado dos criptoativos com mais de 9.600 desligamentos de profissionais.
E os desligamentos continuaram em 2023 com o mês de janeiro batendo recorde. Um total de 14 empresas do mercado cripto demitiram cerca de 2.900 funcionários no mês.
A Binance enfrenta seu segundo inverno cripto. Tem enfrentado a perseguição regulatória, e passou pela quebra do protocolo Terra e pela irresponsabilidade da FTX. Enfrentou uma ampla retirada de fundos, teve problemas com sua prova de reserva, com sua stablecoin, com ‘inside trading’, entre outras acusações e se manteve soberana em um dos mercado mais complexos da história da economia mundial.
Portanto, não é à toa que para trabalhar lá a empresa busca por profissionais diferenciados.