O grupo Digital Currency Group (DCG), importante conglomerado do mercado de criptomoedas liderado por Barry Silber, anunciou o fechamento de sua unidade de execução de trades e corretagem prime – a TradeBlock. Segundo reportagem da Bloomberg, o encerramento das atividades será efetivado a partir de 31 de maio.
Em declaração revelada pelo CoinDesk, veículo de notícias pertencente à DCG, a empresa declarou: “Devido ao estado da economia em geral e ao prolongado ‘inverno cripto’, além do desafiador ambiente regulatório para ativos digitais nos EUA, decidimos encerrar o lado da plataforma de negociação institucional do negócio, conhecido como TradeBlock, a partir de 31 de maio de 2023.”
Curiosamente, a TradeBlock foi adquirida em 2020 pelo próprio grupo de mídia, mas foi posteriormente transformada em um negócio independente. Os detalhes da aquisição não foram divulgados.
O fechamento alimentou rumores de falta de liquidez do grupo que já vinha enfrentando problemas para quitar dívidas assumidas desde a ‘onda’ de falência de empresas de criptomoedas em 2022, muitas das quais possuiam alguma ligação com o DCG.
Leia também: Ponte descentralizada liga sidechains do Bitcoin: Lightning Network e Liquid
Bitcoin pode cair
Analista vem apontando que o anuncio do DCG pode ser o folêgo que os ursos esperavam para baixar ainda mais o preço do BTC que já vem sofrendo com a falta de força dos touros e com isso o suporte de US$ 25 mil deve ser testado nos próximos dias.
A DCG e seu portfólio de empresas enfrentaram desafios ao longo do prolongado “inverno cripto”. O fechamento da TradeBlock ocorre após a DCG já ter encerrado as atividades de sua divisão de gestão de patrimônio em janeiro de 2023. O Cointelegraph relatou que as empresas da DCG demitiram mais de 500 funcionários como resultado da contaminação do colapso da FTX e da desaceleração do mercado de criptomoedas.
Em 2022, a DCG reportou perdas que ultrapassaram 1 bilhão de dólares, atribuídas principalmente ao efeito dominó causado pela queda do fundo de hedge de criptomoedas Three Arrows Capital.
Em desenvolvimentos recentes, a DCG não conseguiu realizar um pagamento de dívida de 630 milhões de dólares devido à Gemini. A exchange de criptomoedas, que enfrenta problemas, está considerando uma opção de tolerância em relação à DCG, que falhou recentemente em um pagamento de 630 milhões de dólares.
A tolerância permitiria ao mutuário, neste caso a DCG, reduzir ou interromper temporariamente os pagamentos, com a expectativa de retomá-los posteriormente. A Gemini declarou que sua consideração de tolerância dependeria em parte da disposição da DCG em se engajar em negociações de boa fé.
Leia também: Shaquille O’Neal é processado por promover coleção de NFT Astrals