A empresa de gestão de ativos Galaxy Digital expressou ceticismo quanto às recentes solicitações de lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Solana (SOL) nos Estados Unidos. De acordo com a gestora, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) provavelmente negará os pedidos de ETFs de Solana.
Na semana passada, as empresas VanEck e 21Shares submeteram formulários S-1 à SEC com a intenção de lançar ETFs baseados em SOL. Esse formulário busca registrar a oferta inicial de valores mobiliários. Além disso, detalha a estrutura do fundo, ativos subjacentes, estratégia de investimento e outras informações essenciais para investidores e reguladores.
Problemas na proposta do ETF de SOL da VanEck
A Galaxy apontou que a proposta de ETF de Solana a VanEck carece de detalhes operacionais importantes, como, por exemplo, a plataforma que custodiará os fundos do ETF, o administrador, os participantes autorizados e a taxa de patrocinador. Apesar disso, a empresa indicou que pode adicionar essas informações em emendas futuras.
Além disso, o formulário revelou que, em 29 de novembro, 33% do total de tokens Solana em circulação estava concentrado em 100 carteiras distintas. Isso poderia permitir manipulações de mercado por poucas entidades.
Outro ponto que a Galaxy levantou é que os investidores não receberiam benefícios de airdrops, que são tokens distribuídos para promover projetos, nem ativos bifurcados, criados a partir de modificações na rede original de Solana. Conforme destacou a empresa, essa falta de benefícios pode tornar o ETF menos atraente para os investidores. No entanto, é importante notar que os ETFs de Bitcoin e Ether já existentes também não oferecem esses benefícios.
- Leia também: BitSampa 2024 trará discussões sobre como comprar Bitcoin e criptomoedas com maior privacidade
Riscos de segurança na rede Solana
A Galaxy alertou ainda sobre o aumento dos riscos de segurança da rede Solana. Afinal, caso os validadores, responsáveis por verificar transações e manter a segurança da rede, decidam sair, isso poderia expor os fundos dos investidores a maiores riscos de ataques à rede.
A SEC ainda não tem uma data limite para responder à solicitação de ETFs de Solana a VanEck. Isso porque a empresa ainda não apresentou o formulário 19b-4. James Seyffart, analista da Bloomberg, explicou que após essa apresentação, haverá um prazo de 240 dias para a decisão da SEC, com uma data final estimada para 15 de março de 2025.
Entretanto, a Galaxy acredita que, a menos que a SEC mude significativamente sua postura, é provável que rejeite as solicitações. A SEC considera SOL como um título valor e, portanto, sujeito a regulamentação.
O presidente da SEC, Gary Gensler, afirmou que qualquer criptomoeda além do Bitcoin (BTC) cai sob o controle da SEC. Apesar de a SEC não ter declarado explicitamente que o ETH é uma commodity, está prestes a aprovar ETFs baseados nesse ativo, sugerindo uma certa flexibilização em sua postura.